Advogados que atuam na cidade de Timon, Maranhão, são alvos de uma operação do Ministério Público do Maranhão que foi deflagrada nesta manhã (13) para investigar as ações de uma organização criminosa que agia dentro e fora de presídios no município. A Operação Mercúrio é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Dois advogados foram presos.
De acordo com o MP do Maranhão, os advogados agiam em associação com indivíduos que estavam presos nas unidades penais de Timon. Eles entravam com drogas durante as visitas a alguns de seus clientes e serviam como mensageiros da facção criminosa Bonde dos 40, levando e trazendo recados de integrantes da organização e fazendo a ponte entre quem está preso e quem está aqui fora.
Os recados eram enviados por meio de cartas e bilhetes e, na maioria das vezes, incluíam mensagens para que os advogados cobrassem dívidas relacionadas à comercialização de drogas e mantivessem contato com as “biqueiras”, fazendo remessas de drogas para os presídios de Timon. Eles também cuidavam de outros interesses da facção.
No decorrer da investigação, o Gaeco flagrou um dos advogados entregando drogas para presos enquanto fazia visitas profissionais à unidade penal. Estes presos, quando recebiam os entorpecentes, engoliam as substâncias e retornavam para suas celas, onde comercializavam as drogas.
Além dos dois advogados que foram presos, o Gaeco cumpriu também mandados de prisão contra indivíduos que já se encontram no sistema penal timonense. Além disso, foram executados mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao Bonde dos 40. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de Timon.
A Operação Mercúrio contou com apoio das polícias Civil e Militar do Maranhão e do Piauí além dos Ministérios Públicos maranhense e piauiense.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.