Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos de escola pública de Teresina publicam livro de contos

O livro, registrado na Câmara Brasileira do Livro, está disponível para venda por R$ 30

15/09/2023 às 18h02

28/09/2023 às 16h39

Com habilidade e criatividade, alunos da Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, situada no Parque Brasil, zona norte de Teresina, publicaram uma coletânea de contos. O livro, resultado da disciplina de Produção Textual, sob a coordenação dos professores David Carvalho e Ângela Silva, foi concebido com o propósito de transformar o aprendizado teórico em experiências práticas na topologia narrativa, focando no gênero do conto.

A iniciativa vai além das páginas do livro: busca mostrar à comunidade local e aos próprios estudantes que eles podem ser mais do que meros espectadores dos desafios enfrentados pela escola. É um apelo para que se tornem agentes ativos na construção de um ambiente criativo.

Alunos de escola pública do Parque Brasil publicam livro de contos - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
Alunos de escola pública do Parque Brasil publicam livro de contos

Além de cumprir esse importante papel social, a obra também tem o objetivo de resgatar a literatura regional produzida por jovens escritores. Os temas variados, que incluem terror, romance, conto social, regionalismo e uma crônica assinada pelo professor David Carvalho.

O estudante Marcos Vinícius, do 9º ano, comenta que a experiência foi importante para o seu desenvolvimento estudantil. “Eu achei esse projeto o máximo porque incentivou muito a criatividade dos alunos. Agradeço muito a escola por ter organizado esse projeto e ter investido nos alunos, foi uma experiência incrível”, disse. 

A capa e as ilustrações do livro foram produzidas pela aluna Hiara Emily, do 9° ano, que sempre teve habilidades com desenhos e pinturas. O professor David Carvalho explica que toda a produção demorou cerca de cinco meses, devido à seleção, correção e transcrição dos textos para o formato digital.

“A produção foi demorada pois pensamos na criatividade dos alunos, bem como no desempenho ortográfico e linguístico. Muitas vezes, os textos selecionados e corrigidos eram digitalizados no Whatsapp e copiados para o word em momento posterior”, destaca o professor. 

O livro, registrado na Câmara Brasileira do Livro, está disponível para venda nos sites Estante Virtual, Clube dos Autores e Uiclap, com o valor acessível de R$30,00. Ao adquirir esta coletânea de contos, além de apreciar a criatividade literária dos jovens autores, contribui-se para a valorização da produção literária regional e para a promoção da educação.