Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Assembleia readmite servidores comissionados após exonerações em outubro

Nomeações foram oficializadas com publicação no Diário Oficial da Assembleia (DOA), realizada nessa quinta-feira (31).

01/11/2024 às 08h25

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) anunciou a readmissão de todos os servidores comissionados que haviam sido exonerados no início de outubro. As nomeações foram oficializadas com publicação no Diário Oficial da Assembleia (DOA), realizada nessa quinta-feira (31).

Assembleia readmite servidores comissionados após exonerações em outubro - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Assembleia readmite servidores comissionados após exonerações em outubro

As exonerações iniciais, publicadas no DOA no último dia 8 de outubro, englobaram uma ampla gama de cargos comissionados na estrutura administrativa da Alepi. Entre os postos impactados estavam os de direção, classificados como símbolos PL-DIR e PL-S.DIR; de Assessoramento Superior, com o símbolo PL-DAS; de Assessoramento Parlamentar, identificados pelo símbolo PL-AP-C; e de funções gratificadas, sob o símbolo PL-DAI.

Segundo a Alepi, as exonerações dos cargos de comissão e outras respectivas funções, interrompidos há pouco mais de três semanas, foram realizadas sob a justificativa de uma adequação orientada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A Corte de Contas, por sua vez, negou as orientações e destacou que as exonerações dos servidores comissionados foram realizadas exclusivamente pela presidência da Alepi.

Em entrevista ao O Dia, o presidente da Casa, Franzé Silva (PT), enfatizou que essa adequação é comum a todos os poderes quando atingem o limite de gasto com pessoal, bem como afirmou que novas nomeações seriam realizadas dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Presidente da Assembleia, Franzé Silva - (Ascom Alepi) Ascom Alepi
Presidente da Assembleia, Franzé Silva

“Nós tivemos que fazer essa adaptação, porque a LRF chegou no limite e a lógica da LRF, no seu artigo 23, no primeiro item o que tem que ser adaptado são os comissionados. Então é normal, qualquer poder tem o livre poder de nomear, demitir e exonerar quando chega um limite de gasto com pessoal”, disse.

A medida deve ter impacto direto no andamento dos processos legislativos e administrativos da Casa, uma vez que os cargos comissionados desempenham funções estratégicas na gestão de comissões, assessoramento de parlamentares e execução de funções operacionais dentro da Assembleia.

Clique aqui e veja a lista de readmitidos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.