Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bairros de Teresina ficarão sem fornecimento de água nesta sexta-feira (16)

Moradores zonas sul, sudeste, leste e centro-norte foram afetados pela interrupção do fornecimento de água; serviço deve normalizar às 18h

16/02/2024 às 13h57

O dia começou com falta d'água em alguns bairros da capital nesta sexta-feira (16). Segundo a Águas de Teresina, empresa responsável pelo fornecimento, uma descarga elétrica ocasionou o rompimento de uma das adutores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul e, além disso, alguns equipamentos acabaram queimados.

Por conta disso, os bairros das zonas sul, sudeste, leste e centro-norte tiveram o fornecimento de água interrompido. 

Em Teresina, bairros ficarão sem fornecimento de água nesta sexta-feira (16) - (Pixabay) Pixabay
Em Teresina, bairros ficarão sem fornecimento de água nesta sexta-feira (16)

Conforme a concessionária, equipes estão realizando a manutenção emergencial do sistema desde as primeiras horas desta manhã. Até o momento, cerca de 30% da capacidade de tratamento já foi restabelecida.

Inicialmente, o serviço retornaria gradativamente a partir das 12h. No entanto, a manutenção será estendida até as 18h. Dessa forma, os moradores ficarão sem água nessas regiões até o final do dia. 

A Águas de Teresina orienta que a população faça o uso consciente da água e pede a compreensão dos moradores. Casos emergenciais devem ser comunicados através do número 0800 223 2000.

Veja a nota da empresa na íntegra:

A Águas de Teresina informa que devido a complexidade do serviço emergencial na ETA Sul, ocasionado por uma descarga elétrica, que resultou na queima de alguns equipamentos elétricos e no rompimento de uma das adutoras do sistema, a manutenção será estendida até às 18h, com retorno gradativo do abastecimento.

Equipes especializadas estão atuando no local desde a manhã de hoje, e a operação parcial da ETA já foi iniciada. Cerca de 30% da capacidade de tratamento já foi restabelecida.

A concessionária orienta o uso consciente da água e solicita a compreensão dos moradores das zonas Sul, Sudeste, Leste e Centro Norte. Casos emergenciais devem ser comunicados via 0800 223 2000.

Confira três dicas para lidar com a falta de água

Se você está lidando com a falta de água, seja por problemas no fornecimento ou algum outro motivo, confira as dicas a seguir:

1. Estoque de água: Mantenha um suprimento de água potável suficiente em casa para emergências. Armazene água em recipientes limpos, seguros (e fechados), garantindo reserva de pelo menos três dias por pessoa.

2. Racionamento consciente: Use água de forma consciente e econômica em atividades diárias, como tomar banho, lavar louça e regar plantas. Priorize necessidades essenciais e evite desperdícios.

3. Reutilização inteligente: Adote práticas de reutilização da água sempre que possível. Por exemplo, colete água da chuva para regar o jardim ou lavar o carro, e reutilize a água do enxágue da máquina de lavar para limpezas leves.