Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Balanço mostra que quase metade dos internados no HUT não são de Teresina

Em 2023, o percentual de atendimentos de pessoas provenientes de outros municípios foi de 28,5%

17/03/2024 às 09h20

Um balanço divulgado pela Prefeitura de Teresina na manhã deste domingo (17) mostrou que em fevereiro de 2024, cerca de 27% dos pacientes atendidos pelo HUT não são residentes do município de Teresina. De acordo com o órgão, considerando os dois primeiros meses deste ano, esse número alcança uma média 28% de pessoas que são em sua maioria do interior do Piauí e do Maranhão. No setor de internação os números são ainda maiores, 39% das internações são de moradores de outras cidades

HUT Hospital de Urgência de Teresina - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
HUT Hospital de Urgência de Teresina

Em 2023, o percentual de atendimentos de pessoas provenientes de outros municípios foi de 28,5%. De acordo com Rodrigo Alves, gerente do núcleo interno de regulação, o alto percentual de atendimentos de outras cidades, em termos financeiros, representa custos superiores à receita do hospital.

“A maioria dos nossos atendimentos são de média e alta complexidade. No âmbito do SUS, nós temos uma grade de atendimento que é completa e resolutiva. Estamos estrategicamente localizados entre o Piauí e o Maranhão, o que explica uma parte significativa das demandas que atendemos de outras regiões”,

Rodrigo AlvesGerente do núcleo interno de regulação do HUT

Não apenas os atendimentos, mas também as internações refletem esse panorama diversificado. Em fevereiro de 2024, o HUT registrou 1.541 internações clínicas e cirúrgicas. Cerca de 39% dessas internações envolviam pacientes de fora de Teresina. Esse número ilustra a confiança depositada no hospital por aqueles que buscam cuidados médicos especializados e a qualidade do serviço ofertado à comunidade.

Segundo a FMS um alto percentual que traz implicações não apenas em termos de atendimento médico, mas também em logística e financeiro. Segundo o órgão os pacientes de fora geralmente requerem permanência prolongada, resultando em custos adicionais para tratamento, alimentação, estadia e hotelaria. Além disso, tratamentos mais complexos, como os oferecidos nas Unidades de Terapia Intensiva, representam uma demanda financeira adicional.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações Ascom PMT