A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em regime de urgência, o projeto de reforma administrativa enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD). A votação aconteceu nesta quarta-feira (11) e foi concluída em duas votações. As mudanças, que entram em vigor em janeiro de 2025, foram articuladas para atender às diretrizes do prefeito eleito, Silvio Mendes (União Brasil), e incluem uma série de ajustes estruturais na administração pública. Veja as principais mudanças no final da matéria.
A reforma prevê a extinção de sete órgãos municipais, alterações em nomenclaturas, o remanejamento de secretarias e a criação de novas pastas. O objetivo é reestruturar a máquina administrativa para otimizar a gestão no próximo mandato.
LEIA TAMBÉM
Ao O Dia, o vereador Venâncio Cardoso (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), destacou a importância do movimento.
“Um movimento legal do prefeito doutor Pessoa. Ele mandou a reforma ainda no mandato dele como prefeito, então o doutor Silvio Mendes no dia primeiro de janeiro iniciará sem ter que mandar a lei para cá e aprovar a organização da prefeitura administrativa. Foi aprovado e agora já pode vigorar a partir do dia primeiro de janeiro”, disse.
Nova gestão do orçamento
Uma das mudanças mais relevantes está relacionada à administração do orçamento municipal. A responsabilidade, que antes era da Secretaria de Finanças (Semf), será transferida para a Secretaria de Planejamento e Coordenação (Semplan). A alteração tem como objetivo centralizar as decisões estratégicas em um único órgão, promovendo maior eficiência.
“Uma modificação que nós digamos como boa que o orçamento vai ser gerido de fato pela Semplan, o Planejamento. Anteriormente o orçamento financeiro era para a Secretaria de Finanças. Eu acredito que isso é bom porque acaba que dois órgãos distintos ele trata de orçamento financeiro. É um controle dentro da própria gestão”, ressaltou.
Confira as propostas de mudanças dentro da minirreforma administrativa:
Extinção e incorporação de secretarias:
- SAAD Sudeste II será incorporada pela SDU Sudeste.
- SAAD Sul II será incorporada pela SDU Sul.
- SEMEST será incorporada à SEMDEC.
- SEMDUH será extinta, com suas atribuições de limpeza pública transferidas para uma nova Diretoria de Limpeza Pública na ETURB.
- SEMP será incorporada à SDR.
- A Coordenadoria de Direitos Humanos será subordinada à SEMCASPI.
Novas secretarias:
- Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp): responsável pela Guarda Civil Municipal, liderada pelo coronel Wagner Torres.
- Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI): liderada por Vitor Linhares.
Novas atribuições:
- Mercados públicos, cemitérios, galerias e lagoas passarão a ser geridos pelas SDUs locais.
Celeridade para a nova gestão
O envio antecipado da reforma pelo atual prefeito foi elogiado como uma medida que evita atrasos no início do novo mandato.
“A gente vê que a gestão que vai assumir em janeiro ele não quer perder tempo algum. No momento que tem o movimento da gestão do Dr. Pessoa que mandou o projeto de reforma nos moldes que o Dr. Silvio solicitou isso traz celeridade à máquina pública”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.