A Caminhada da Fraternidade chega à sua 29ª edição em 2024 e traz como tema “Acenda a fogueira do meu coração”. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (01/03), no Centro de Pastoral Paulo VI, Centro de Teresina. Este ano, a identidade visual da caminhada foi insperada festividades juninas, com destaque para o Sagrado Coração de Jesus ornado por pássaros, simbolizando a conexão entre espiritualidade e cultura, além de elementos em xilogravura, técnica com caraterística bem nordestina.
A caminhada acontecerá no sábado, dia 08 de junho, às 16h, com a concentração na Igreja de São Benedito. O padre Tony Batista, criador e diretor da Caminhada da Fraternidade, destacou que o tema foi pensado e idealizado pelo padre Chiquinho, que estava coordenando a caminhada. “Vamos viver este ideal e sonho dele, vamos deixar o fogo do amor pegar no nosso coração e vamos à avenida fazer a 29ª Caminhada da Fraternidade. Vamos caminhar, porque caminhar é preciso”, destaca.
LEIA TAMBÉM
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, enfatiza que a participação da sociedade é de extrema importância para que a caminhada aconteça e possa atingir seus objetivos, que é ajudar a Igreja a desenvolver seus serviços.
“Dizemos que o Sagrado Coração de Jesus é formado pela chama ardente de amor e caridade. A nossa fé age pela caridade e, somente com o coração aquecido pela chama da fé, pode agir de forma operante e de amor dedicado ao próximo. Este tema chegou até nós por meio de uma música popular de festa junina, antiga e tradicional do nosso Nordeste. É Deus quem acende a fogueira do nosso coração e essa fé que nos impulsiona para a caridade”, destaca o arcebispo.
Os recursos arrecadados beneficiam serviços de atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade, auxiliando em projetos desenvolvidos pela Ação Social Arquidiocesana, proporcionando alimentação, saúde e alimentação. A Caminhada da Fraternidade tem uma grande importância na vida da ASA, que atende crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, com câncer, com hanseníase e idosas.
“Esta obra vem para abraçar e acolher Cristo Jesus na pessoa daqueles que são seus discípulos e discípulas. Tudo que nós fazemos neste evento é para fazer as obras de caridade e de misericórdia aos que mais necessitam”, disse o arcebispo.
Origem do tema
Segundo Emília Nunes, coordenadora do evento, este ano a Caminhada faz um apelo para que os cristãos atendam ao chamado, acendendo a chama do amor, da compaixão e da solidariedade em seus corações. Ela explica a origem do tema.
“Santo Antônio, que é uma de nossas inspirações para esse ano, nos ilumina em nossa caminhada com o brilho do amor e da união, independente de crenças e origens. Já São João nos inspira a acender a fogueira da alegria. São Pedro nos incentiva a acender a fogueira da solidariedade construindo pontes e acolhendo a todos com o coração”, destacou a coordenadora.
A identidade visual também foi inspirada nas festividades juninas, com destaque para o Sagrado Coração de Jesus ornado por pássaros, simbolizando a conexão entre espiritualidade e cultura.
Venda das camisas
Uma das novidades é a versatilidade das camisas, que estarão disponíveis em quatro cores distintas: vermelha, amarela, azul e branca, por um valor simbólico de R$ 30 reais.
A partir desta sexta-feira, dia 01 de março, as camisas já estarão à venda no bazar da Caminhada, localizado na sede da ASA (asaacaosocial) - Centro de Pastoral Paulo VI, na Av. Frei Serafim, número 3200.
A 29ª Caminhada da Fraternidade acontece sempre no segundo sábado de junho, que este ano será dia 08. Para mais informações, basta seguir o perfil @caminhadadafraternidade no Instagram.