Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha da Fraternidade faz 60 anos e conclama cristãos a viverem a “amizade social”

Tema traz consigo “o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço” (Fratelli tutti, n.1).

15/02/2024 às 11h43

A Arquidiocese de Teresina lançou nesta quinta-feira (15) a Campanha da Fraternidade 2024 na capital. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco "Fratelli Tutti", a CF 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23, 8) e traz consigo “o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço”. O tema será trabalhado em todas as paróquias o ano inteiro, especialmente durante o período quaresmal.

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade propõe um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. Além de aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença no Brasil e no mundo.

A Campanha quer que nós sejamos irmãos e irmãs. Porque somos criados à imagem e semelhança de Deus. Temos um Deus que deu a vida por todos nós. Diante de todos os comportamentos humanos que tiram a dignidade da pessoa, é preciso fortalecer a escuta da palavra de Deus que diz: "Vós sois todos irmãos". Fraternidade e Amizade Social é que nós aprendamos a cuidar uns dos outros, a ter respeito pelo outro, que é diferente!

Dom Juarez MarquesArcebispo de Teresina
Dom Juarez Marques, Arcebispo de Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Dom Juarez Marques, Arcebispo de Teresina

O coordenador da Campanha da Fraternidade em Teresina, Diácono Gilberto Pereira, afirmou que, para colocar em prática o tema proposto, a Arquidiocese realizará uma série de ações nas paróquias e comunidades de Teresina ao longo de 2024, especialmente no período quaresmal.

"Muitos eventos acontecerão durante o período quaresmal. Na verdade desde 2023, já tivemos encontros abordando o tema. Hoje foi o lançamento para o Clero e para a imprensa. E dia 17 de fevereiro (próximo sábado) teremos o lançamento para todo o povo de Deus às 19h. Vamos seguir com esse trabalho, adentrando nas comunidades paroquiais, associações e escolas", detalhou o coordenador da campanha.

Coordenador-geral da Campanha da Fraternidade em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Coordenador-geral da Campanha da Fraternidade em Teresina

Escolha do tema

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, esclareceu que o tema e lema foram escolhidos há 2 anos pelos religiosos brasileiros. “Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência. Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado Papa Francisco, que na sua Encíclica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social”.

No texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. Porém, apresenta também uma Igreja em saída, com pessoas comprometidas em colocar em prática o papel de batizados cristãos neste mundo.

Lançamento reuniu clero e autoridades de Teresina

Além do Arcebispo de Teresina e do coordenador geral da CF 2024, estiveram presente no lançamento o Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Osório Barbosa, e padres de paróquias da capital. Entre os políticos, os deputados estaduais Fábio Novo (PT) e Bárbara Soares (Progressistas) e secretários de Assistência Social das gestões municipal e estadual; Allan Cavalcante e Regina Sousa, respectivamente.

Regina celebrou a escolha do tema e disse que é necessário replicar o assunto na sociedade, para de fato haver transformações. "Eu acho que nós estamos vivendo um momento de muito ódio, de muito rancor, então a Campanha da Fraternidade é para refletir sobre isso: o que nós estamos fazendo mesmo para mudar? A gente só lança e não acontece nada e no ano que vem a gente vai estar de novo com um novo tema, parecido com o que a gente tem, desde ali as temáticas desde 64, e a gente não sente que as coisas mudam, porque as pessoas precisam. Primeiro a gente tem que mudar a gente, nosso jeito de olhar o mundo, de olhar para as pessoas que mais precisam", afirmou.

Regina Sousa, secretária da SASC. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Regina Sousa, secretária da SASC.

Lucy Soares, ex-deputada estadual relembrou as visitas à Arquidiocese para o lançamento de edições anteriores da Campanha, quando era primeira-dama na gestões de Firmino Filho.

"Quando eu cheguei aqui, foram muitas boas lembranças de caminhadas, junto com o Padre Tony e toda a comunidade. E para mim, estar aqui é uma renovação de fé, e poder fazer parte desse projeto de esperança de um mundo melhor, justo, é muito gratificante. E, como foi dito aqui, o papel das religiões é justamente esse de buscar a igualdade entre todos irmãos e irmãs, uma verdadeira amizade social".

Ex-deputada estadual Lucy Soares - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Ex-deputada estadual Lucy Soares

O deputado Fábio Novo também esteve na mesa de honra do lançamento da Campanha e disse que a proposta apresentada pela CF é providencial para o momento político que o país vive. "Tema chega num bom momento. Momento em que precisamos fazer uma reflexão sobre a polarização, o ódio, que não levam a lugar nenhum. E está faltando mais amor no mundo. Se as pessoas tivessem mais amor, não teríamos tantas guerras, tanto ódio, tanto preconceito", destacou o parlamentar

Fábio Novo, deputado estadual, no lançamento da Campanha da Fraternidade. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Fábio Novo, deputado estadual, no lançamento da Campanha da Fraternidade.

60 anos da CF

A Campanha da Fraternidade teve início em 1962, na arquidiocese de Natal e, a partir de 1964, se estendeu a todo o Brasil. Naquele ano, o tema foi Lembre-se: você também é Igreja. Em vídeo, o Papa Francisco também destacou o trabalho dos integrantes da CNBB nesses 60 anos da Campanha da Fraternidade.

“Um itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção. Esse percurso é proposto, a cada ano, à Igreja no Brasil e a todas as pessoas de boa vontade desta querida nação”.

No Brasil, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, celebrou as seis décadas ininterruptas da ação evangelizadora, em nível nacional. “São 60 anos de uma vivência eclesial que, em busca de conversão pessoal, comunitária e social, com propostas que unem todas as dioceses e a nação inteira. 60 anos de solidariedade e de projetos que salvaram e transformaram vidas. 60 anos de coragem e coerência também anunciando o Evangelho e denunciando injustiças.”