Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carros de coleta de lixo não voltam às ruas em Teresina mesmo após acordo com Prefeitura

PMT e trabalhadores acertaram o pagamento de salários atrasados em reunião nesta manhã, mas a PMT diz que a empresa que opera o setor não liberou os caminhões.

12/04/2023 às 14h59

26/09/2023 às 04h20

A paralisação dos trabalhadores do serviço de coleta de lixo de Teresina chegou ao fim nesta quarta-feira (12) após reunião entre a Prefeitura e os trabalhadores. No entanto, o recolhimento do lixo na capital não deve ser regularizado de imediato. Isso porque, segundo a Prefeitura, a empresa que opera o setor ainda não liberou os caminhões de coleta para que os trabalhadores retornassem às atividades.

A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (CEACEPI), Jônatas Miranda. Ele disse desconhecer porque a empresa que opera o Consórcio Teresina Ambiental (CTA) não colocou ainda os caminhões de lixo na rua mesmo com a homologação do acordo entre Prefeitura e trabalhadores. A reportagem do Portalodia.com tentou contato com a Litucera, empresa que atua no setor, mas até o momento não conseguiu retorno. Por meio de nota, a Prefeitura informou que está buscando alternativas para o impasse e que uma das saídas seria usar os caminhões das Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs). 

Carros de coleta de lixo não voltam às ruas em Teresina mesmo após acordo com Prefeitura - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Carros de coleta de lixo não voltam às ruas em Teresina mesmo após acordo com Prefeitura

De acordo com Jônatas Miranda, o acordo firmado com a Prefeitura prevê o pagamento de salários de março que estão em atraso e do vale-alimentação concedido aos trabalhadores. A previsão é que até a próxima sexta-feira (14), essas pendências sejam resolvidas. “A Prefeitura vai fazer o depósito em juízo acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho. Vamos solicitar da empresa a folha de pagamento dos funcionários e a justiça vai acompanhar esse pagamento junto com o sindicato e o Tribunal Regional do Trabalho”, explicou o presidente do CEACEPI.

A categoria se reunirá ainda nesta manhã (12) para ser oficialmente comunicada do acordo e tratar sobre o retorno às atividades. Teresina conta atualmente com cerca de 2 mil funcionários atuando no setor de coleta de lixo, varrição e capina de vias públicas. Cada um deles recebe em média R$ 1.500 de remuneração mensal. Esse salário é pago pela empresa que opera o CTA com os recursos repassados pela Prefeitura pela concessão do serviço. 

Mais sobre: