O Centro Cultural de Línguas Padre José Airemoraes Soares (CCL), localizado no bairro Primavera, zona Norte de Teresina, deverá incluir em breve o curso gratuito de mandarim em sua grade de ensino. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16) pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante a cerimônia de reinauguração do prédio, que passou por reforma e modernização com investimento superior a R$ 2 milhões.

Atualmente, o CCL atende cerca de 2 mil alunos da rede estadual de ensino e da comunidade em geral. Segundo o governador Rafael Fonteles, com inclusão do mandarim, a escola poderá ampliar sua proposta de internacionalização, bem como reforçar o compromisso com uma educação pública conectada ao cenário global.
“Mais uma entrega importante da nossa rede estadual de educação. Agora uma unidade especial voltada para o ensino de línguas: inglês, espanhol e francês. Eu pedi para colocar agora mandarim, dado que a China também tem um papel importante no mundo inteiro, e portanto o mandarim é importante que algumas pessoas pelo menos aprendam e sejam fluentes. E portanto isso complementa tudo que a gente está fazendo nas escolas de tempo integral. Então é uma escola aberta para a comunidade”, destacou.

A proposta, segundo o governador, é que o curso de mandarim esteja disponível junto às demais opções já oferecidas pelo CCL: Inglês, Espanhol, Francês, Português, Redação, Leitura e Interpretação de Textos, além de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, ressaltou o caráter inclusivo do Centro Cultural de Línguas, que atende alunos das redes estadual, municipal e privada.
“Aqui nós demonstramos que não entregamos só escolas de tempo integral, que já são muitas. Mas a gente entrega também centros educativos para toda a comunidade, não só para os alunos da rede estadual. É o caso aqui do Centro de Línguas, um espaço que é acessível para todos. Aqui há o ensino de cinco idiomas para todos e de forma gratuita. Aqueles que não podem pagar um curso particular tem acesso a esse centro todo modernizado, reformado, ampliado, climatizado, com auditório belíssimo, sala multimídia, laboratório de informática, sala de simulação, biblioteca. E agora nós estamos ampliando com essa reforma em mais 200 vagas aqui todo o semestre para a comunidade em geral”, afirmou.

A diretora-geral do CCL, professora Francineide Martins, destacou que o centro vai além das aulas convencionais ao promover vivências culturais e também de imersão em várias culturas distintas. Além disso, ela argumentou que com a reforma e ampliação o número de pessoas interessadas em participar da instituição deve aumentar.
“A reforma foi incrível. Antigamente a gente tinha nove salas de aulas e não tinha biblioteca e nem o auditório. O auditório está belíssimo. Então, onze salas de aulas que agora a gente tem uma sala de simulação e uma sala de linguagens. Então, isso se transformou em nove salas e essas duas de apoio. A biblioteca é bastante importante para a questão da aprendizagem, mas o auditório é onde a gente vai ver a questão das apresentações […]. Então tem sido um desafio bem grande, a escola é bem conhecida e as matrículas, elas são bem concorridas. E agora com a reforma e ampliação creio que o número da procura deve aumentar”, relatou.

Novas matrículas em junho
A escola de idiomas oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Português, Redação, Leitura e Interpretação, além de introdução à Libras. As aulas combinam o domínio das quatro habilidades fundamentais — escuta, fala, leitura e escrita — com metodologias ativas e recursos tecnológicos que ampliam a aprendizagem.
Interessados em ingressar nos cursos do CCL poderão se inscrever a partir do dia 9 de junho de 2025 para o segundo semestre. A idade mínima é de 14 anos e o aluno deve estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas ocorrem uma vez por semana, com turmas nos turnos manhã (8h às 11h), tarde (14h às 17h) e noite (18h às 21h).
Cursos disponíveis e duração:
- Inglês, Espanhol, Francês e Libras: 3 anos
- Português: 2 anos
- Leitura e Interpretação de Textos e Redação: 1 ano
Documentos necessários para matrícula:
- RG e CPF
- Comprovante de residência
Para acompanhar mais novidades e informações, siga o perfil oficial no Instagram: @cclteresina
LEIA TAMBÉM
- Escolas de Tempo Integral: mais de 90 escolas do Piauí ainda não declararam matrículas
- Número de matrículas em tempo integral sobe 10,8% no Piauí em dois anos
- Piauí quer ser o 1º estado do Brasil com 100% das escolas em tempo integral até 2025
- Crianças em vulnerabilidade social terão prioridade em escolas de tempo integral no Piauí
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.