Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuva que caiu na madrugada acumulou 146mm em Timon e Teresina; veja previsão para a semana

Em Timon, a Prefeitura Municipal informou que está mobilizando equipes de suas secretarias para dar assistência às população atingida

14/05/2023 às 14h40

26/09/2023 às 05h27

A forte chuva que caiu na madrugada deste domingo (14) entre Teresina e Timon somou um volume total de 146mm. Os dados são Agência Nacional de Águas (ANA) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). A precipitação é considerada intensa, levando em consideração que o período chuvoso já se encerrou na capital piauiense.

No entanto, as autoridade climáticas emitiram um alerta, porque a previsão é de que esta semana tenha mais chuva em Teresina. Segundo o climatologista Werton Costa, houve a entrada de uma frente fria muito intensa que atualmente se encontra sobre o Recôncavo Baiano e está impactando o comportamento climático na capital piauiense.

Werton diz que são fenômenos pontuais. “Temos condições térmicas oceânicas favoráveis, condições térmicas continentais favoráveis e isso é gatilho para qualquer percentual de umidade que entrar no litoral virar precipitação. Os modelos climáticos são todos concordantes para alta probabilidade de esta frente fria ser estacionária e durante toda a semana já possibilidade de chuva”, explica o climatologista.

Carro Submerso em Timon - (Reprodução Redes Sociais) Reprodução Redes Sociais
Carro Submerso em Timon

Ele acrescenta que não é possível dizer se as chuvas que caírem serão tão intensas quanto a desta madrugada e, por se tratar de uma previsão, pode ser que ela nem chegue a se concretizar. “O comportamento desse corredor de umidade é comandado pela força com que ele sai da zona Sul e pelas condições térmicas que o recebem. Pode chover muito e inclusive não chover, mas fica dado o alerta”, finaliza Werton.

Em Timon, a Prefeitura Municipal informou que está mobilizando equipes de suas secretarias para dar assistência às população atingida. A estação pluviométrica da cidade aponta que foram registrados acúmulos de 100 milímetros desde o começo da noite do sábado (13).

Mais sobre: