Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com 39 ºC, Teresina e Manaus são as capitais mais quentes no Brasil nesta segunda (9)

A previsão aponta que essa condição se manterá ao longo da semana na capital piauiense.

09/10/2023 às 14h34

O calor intenso marca esta segunda-feira (9) em boa parte das capitais brasileiras, com Teresina (PI) e Manaus (AM)  liderando as altas temperaturas, atingindo máximas de até 39°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta que essa condição se manterá ao longo da semana na capital piauiense, acompanhada de umidade relativa do ar que varia entre 80% e 90%.  

Teresina e Manaus são as capitais mais quentes no Brasil nesta segunda-feira - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Teresina e Manaus são as capitais mais quentes no Brasil nesta segunda-feira

No interior do Piauí, alguns municípios estão enfrentando temperaturas ainda mais elevadas, superando os 40°C. Bom Jesus e Redenção do Gurguéia, localizados no sul do estado, são algumas das localidades afetadas por esse calor extremo. 

Além das altas temperaturas, o estado enfrenta dois alertas de baixa umidade do Inmet, um deles classificado como "alerta laranja", indicando um grande perigo. Essa situação coloca em risco a saúde das pessoas e aumenta o risco de incêndios florestais.

Os efeitos colaterais do clima seco incluem o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, tornando essencial que os moradores tomem precauções extras durante esse período de calor intenso.

Piauí está com dois alertas para baixa umidade do ar  - (Reprodução/INMET) Reprodução/INMET
Piauí está com dois alertas para baixa umidade do ar

Conforme o INMET, os alertas seguem até as 19h da noite de hoje. Dentre as orientações do órgão, estão: beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Para mais informações ou em casa de emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).