Atualizada às 16h01
A justiça piauiense concedeu liminarmente o pedido de exclusão de 38 contas nas redes sociais Instagram e Facebook por suposta associação com a prática do rolezinhos em Teresina. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Segurança na tarde deste sábado (23). A determinação judicial foi expedida no âmbito da Operação Grau Zero, para coibir a prática de rolezinhos na cidade.
De acordo com a decisão judicial, “o afastamento do sigilo telemático auxiliará na identificação dos autores e na exclusão dos perfis”. Ainda conforme a decisão, isso impedirá a promoção do rolezinho que estava programado para acontecer na próxima segunda (25), em Teresina, e a possibilidade de adesão de novos membros ao que a justiça chamou de prática delitiva.
A polícia, a Secretaria de Segurança e o Tribunal de Justiça do Piauí não divulgaram os nomes dos responsáveis pelas contas excluídas e nem seus usuários/nomes de perfis.
Iniciada às 14h04min
Na manhã deste sábado (23), a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, cumpriu sete mandados judiciais contra indivíduos suspeitos de serem os organizadores dos chamados ‘rolezinhos’ aqui em Teresina. Foram executadas ordens de busca e apreensão. Durante a ação, a polícia apreendeu três motocicletas e conduziu três pessoas para interrogatório.
Esta é a segunda fase da Operação Zero Grau, que foi deflagrada ainda ontem (22) para coibir a organização dos rolezinhos que estavam marcados para acontecerem no dia 25, feriado de Natal. A ação cumpriu inicialmente 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas suspeitas de darem apoio na organização dos rolezinhos e apreendeu celulares com restrição de roubo e furto e quatro motocicletas. Houve também conduções para a Central de Flagrantes.
A ação veio após determinação da Secretaria de Segurança às Polícias Civil e Militar para que aumentassem a fiscalização sobre os rolezinhos. Em nota, a SSP informou que estes eventos “indicam uma forte potencialidade de problemas de segurança” e esclareceu que os rolezinhos com motocicletas, em que os participantes fazem manobras arriscadas com os veículos, são considerados crime de trânsito e infração grave prevista em lei.
Esta não é a primeira vez que as forças de segurança do Estado miram nos rolezinhos em Teresina. Em maio deste ano, mais de 50 motocicletas foram apreendidas durante um evento na Avenida Raul Lopes próximo à Ponte Estaiada. Na ocasião, a polícia recolheu veículos com restrição por roubo ou furto que estavam sendo usados para manobras e acrobacias no trânsito.