Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia de Santo Antônio: entenda por que igrejas celebram o santo casamenteiro

Apesar da breve vida, Santo Antônio teve uma trajetória marcada por milagres em volta dos casamentos, o que o tornou posteriormente conhecido como o “santo casamenteiro”

13/06/2024 às 10h04

Neste dia 13 de junho, o Brasil inteiro celebra o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. O padroeiro dos casamentos é buscado por milhares de fiéis que almejam encontrar seu par perfeito. Em Teresina, paróquias realizarão celebrações dedicadas a esse público.

Nascido em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195, Fernando, mais tarde canonizado como Santo Antônio, era de uma família bastante rica. Conta a história que sua mãe o havia consagrado a Nossa Senhora. Vivendo uma vida de piedade e devoção, ainda jovem, Santo Antônio se dedicou integralmente à vida religiosa com sua decisão de ir ao convento de Coimbra aos 19 anos. Como resultado de muita dedicação, o santo se tornou sacerdote após ingressar na ordem de Santo Agostinho e tempos depois se tornou seguidor de São Francisco de Assis.

Dia de Santo Antônio: entenda por que igrejas celebram o santo casamenteiro - (Reprodução/Canção Nova ) Reprodução/Canção Nova
Dia de Santo Antônio: entenda por que igrejas celebram o santo casamenteiro

Fernando chegou a encontrar-se pessoalmente com São Francisco em Assis, na Itália. Nessa ocasião, o padroeiro dos casamentos recebeu o convite para permanecer no país e se tornar teólogo e pregador. Santo Antônio morreu aos 35 anos em 13 de junho de 1231 em Pádua e teve sua canonização considerada a mais rápida da história da igreja. Após 11 meses e 17 dias de sua morte, Fernando foi canonizado como Santo Antônio pelo papa Gregório 9º.

Apesar da breve vida, Santo Antônio teve uma trajetória marcada por milagres em volta dos casamentos, o que o tornou posteriormente conhecido como o “santo casamenteiro”. Segundo relatos registrados pela Igreja Católica, Santo Antônio auxiliava muitas mulheres que não tinham recursos para pagar o dote necessário para casar. O pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores, padre José Nery, relata o milagre que concedeu ao santo o título de padroeiro dos casamentos.

Santo Antônio era de fato um casamenteiro. Certa vez uma jovem queria casar e não tinha como pagar o dote, ele escreveu em um papel e pediu para que ela fosse ao comércio pedir para que dê o valor do dote que está aqui e mande ele colocar na balança. Quando ele colocou na balança o dinheiro, a balança ficou reta no preço justo do dote. Com isso, ela levou o dote e conseguiu se casar. Com isso se espalhou a fama de que ele seria um santo casamenteiro

José Nery Padre

Confira as celebrações do Dia de Santo Antônio em Teresina

Igreja Santo Antônio (Paróquia Nossa Senhora da Glória)

  • 18h30 - Procissão luminosa com a imagem do santo padroeiro em direção à Igreja
  • 19h - Missa/Trezena com benção e distribuição dos pães. Benção dos fiéis e objetos da devoção cristã
  • 20h - Quermesse com banda, comidas e bebidas típicas

Encerramento do Festejo na comunidade Santo Antônio (Paróquia São Paulo)

  • 18h - Procissão
  • 19h - Santa Missa

Comunidade Santo Antônio (Paróquia São Pedro)

  • 18h - Procissão encerrando com missa
  • 19h – Celebração Eucarística

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral