Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Divulgada lista de "lanceiros" de Teresina procurados pela Polícia Civil; veja fotos

De acordo com a Polícia, todos eles já possuem mandados de prisão em aberto; número para denúncias é o (86) 99941-2458.

11/12/2024 às 11h49

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª Delegacia Seccional de Teresina, divulgou nesta quarta-feira (11) imagens de “lanceiros’’ que estão sendo procurados por cometerem crimes no Centro da capital nesse período do ano. Ao todo, são oito procurados e todos possuem mandado de prisão em aberto. A investigação dos crimes cometidos pelos lanceiros está sendo conduzida pelo delegado titular Sérgio Alencar.

Lanceiros procurados pela Polícia Civil do Piauí. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Lanceiros procurados pela Polícia Civil do Piauí.

Para denunciar o paradeiro de qualquer um dos procurados, o denunciante deve entrar em contato com o número (86) 99941-2458. Confira abaixo a fotografia e nome completo a lista de lanceiros:

 - ()
 - ()
 - ()
 - ()
 - ()
 - ()
 - ()
 - ()

Como agem os lanceiros e como evitar ser vítima no Centro de Teresina

Lanceiros são pessoas que cometem roubos e furtos se aproveitando de momentos de descuido das vítimas. Os famosos “batedores de carteira” parecem se multiplicar pelo Centro de Teresina nesta época do ano. Em geral eles agem em grupos e o que chama a atenção é que muitos são pessoas da mesma família que se especializam em roubar. A cena infelizmente já se tornou bastante comum para quem circula pelas ruas do centro da capital, principalmente neste período de compras de fim de ano. 

Lanceiros durante ação em Teresina. - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
Lanceiros durante ação em Teresina.

Em conversa com a reportagem de O Dia, o agente de Polícia Civil, Nonato Martins, deu orientações sobre como evitar ser vítima da ação dos lanceiros. A dica é simples: não deixe à mostra aquilo que tem. Se os lanceiros virem algum objeto de valor sendo guardado ou na mão, eles vão dar um jeito de abordar. 

Não ande com objetos pessoais expostos, evite andar com dinheiro. Prefira utilizar outros meios de pagamento como PIX ou cartão, evite andar com bolsas grandes e que chamam atenção. Não ande com o celular na mão nem nos bolsos, não deixe a senha do cartão em lugar exposto e de fácil acesso e se você for vítima de lanceiros, cancele imediatamente seus cartões e faça o BO na delegacia mais próxima

Nonato MartinsAgente de Polícia Civil

Confira mais dicas:

  • Tenha cuidado com objetos pessoais: evite deixar à mostra objetos como carteiras e celulares, porque eles chamam a atenção dos lanceiros;
  • Leve o mínimo necessário: se você vai voltar para casa com mais sacolas, o ideal é levar o mínimo de coisas possíveis para as compras no Centro. Quanto menos objetos à mão, melhor, ainda mais se eles forem de valor.
  • Tenha cuidado com a bolsa, carteira e celular: mantenha sempre esses objetos sob suas vistas e ao alcance de um toque. O ideal é que mochilas fiquem viradas para frente e as bolsas laterais permaneçam sempre debaixo do braço, mais voltadas para a frente do corpo.
  • Evite colocar objetos de valor nos bolsos traseiros e nos bolsos laterais da calça ou short.
  • Cuidado ao estacionar seu veículo: observe sempre as redondezas na hora de descer do carro e prefira locais mais movimentados e não tão afastados do Centro. Evite também deixar objetos de valor dentro do carro ou moto, principalmente se esses objetos ficarem à mostra em cima dos bancos.
  • Lembre-se: é ao verem uma oportunidade que os lanceiros se aproveitam para agir. 

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.