Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enfermeira baleada durante atendimento do SAMU recebe alta em Teresina

Enfermeira e o motorista da ambulância foram atingidos pelos disparos; veículo teve que ser conduzido pelo médico da equipe de atendimento.

16/07/2023 às 08h39

27/09/2023 às 09h54

Atualizada às 12h45

A enfermeira Laurimary Caminha, que foi baleada durante um atendimento da equipe do SAMU recebeu alta neste domingo (16). Já o motorista que conduzia a ambulância precisou passar por um procedimento cirúrgico e segue internado no Hospital de Urgência de Teresina.

Matéria original

Uma equipe do SAMU - uma enfermeira e o motorista da ambulância - foi baleada durante um atendimento no início da noite deste sábado (15), no Vamos Ver o Sol, zona sul de Teresina. De acordo com informações do próprio SAMU, eles estavam prestando socorro a uma vítima, quando foram surpreendidos pelos disparos. O médico da equipe não foi atingido pelos tiros e teve que dirigir a ambulância para levar as vítimas.

Ambulância do SAMU teve que ser conduzida pelo médico da equipe. - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Ambulância do SAMU teve que ser conduzida pelo médico da equipe.

Ainda segundo o SAMU, as duas vítimas foram conduzidas para hospitais da cidade. A enfermeira foi levada para um hospital particular e o motorista para o HUT, onde passou por cirurgia e não corre risco de vida. Segundo o Conselho Regional da Enfermagem a enfermeira identificada como Laurimary Caminha, que também é professora, passa bem e não corre risco de vida.

A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio durante a remoção da ambulância. Ainda não se sabe o motivo dos disparos.

Enfermeira Laurimary Caminha foi atingida por um dos disparos. - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Enfermeira Laurimary Caminha foi atingida por um dos disparos.

"Ato de covardia extrema" diz Coren-PI

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI) se manifestou após o ocorrido. Por meio de nota, o órgão classificou os disparos como "ato de covardia extrema" e informou que vai acompanhar e dar apoio às vítimas.

Em nota, o órgão afirmou que

a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.

Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.

Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.

Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida".

Já o SAMU e a Fundação Municipal de Saúde afirmaram estar prestando o apoio a vítima. Em nota, a FMS "lamenta o ocorrido agora à noite (15) com dois profissionais do SAMU Teresina que prestavam socorro a uma vítima no bairro Vamos Ver o Sol. A FMS está prestando todo o soccoro a enfermeira e ao condutor da ambulância. Eles foram baleados quando estavam fazendo uma remoção e o carro foi dirigido pelo médico da equipe que levou as vítimas para o Hospital de Urgência de Teresina-HUT.

A enfermeira foi transferida para um hospital. particular e está passando por avaliação médica. O motorista fez cirurgia no HUT e passa bem".

Mais sobre: