O vereador Evandro Hidd (PDT) avalia que politizar a discussão sobre os problemas da saúde em Teresina é um erro grave. Ele explicou que problemas demandam solução e todos os entes precisam unir esforços para diminuir os problemas que a população enfrenta na rede municipal de saúde da Capital. O parlamentar, que compõe o grupo de oposição na Câmara, ressaltou que os fatos que ocorreram nos últimos 15 dias como o fechamento de UBS’s e o recolhimento de equipamentos foram apenas o estopim de uma série de problemas que a população enfrenta ao longo dos últimos anos.
LEIA TAMBÉM
O parlamentar ressaltou que recebe, diariamente, informações da população sobre falta de medicamentos, insumos ou atraso salarial de trabalhadores terceirizados na saúde. “Os profissionais fazem verdadeiro milagre. Atendimentos em saúde nunca foram perfeitos, sabemos disso, mas no patamar atual não temos como comparar. Vemos carros sendo recolhidos por falta de pagamento e das oito ambulâncias do SAMU, apenas quatro estão funcionando”, diz Hidd.
Evandro Hidd citou que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi convidado para prestar esclarecimentos à Câmara, assim como o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luís. Já os secretários municipais de Saúde, Administração e Finanças, foram convocados e são obrigados a comparecerem a reunião, que ainda não tem data marcada para acontecer.
Além dos convites e convocações, a Comissão de Legislação e Justiça vai solicitar ao Tribunal de Contas do Estado, uma auditoria nas contas da FMS nos últimos seis meses.