O ex-Coronel da Polícia Militar José Viriato Correia Lima, 71, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Porém, o órgão não divulgou a motivação da internação e nem o estado de saúde do ex-coronel.
A nota divulgada pelo HUT confirma a internação, porém "por questões legais, e atendendo uma determinação da Unidade Penitenciária, os boletins médicos de saúde desse paciente estão restritos a família e a Secretaria de Justiça (SEJUS)". Ele estava preso na Cadeia Pública de Altos.
Relembre o caso
O ex-coronel da Polícia Militar do Piauí José Viriato Correia Lima está preso desde 1999 após ter sido condenado por ser o chefe do crime organizado no Piauí na década de 90. Ele foi condenado por diversos assassinatos, além de comandar esquema de desvio de dinheiro público.
Caso Castelinho
Um dos crimes atribuídos ao Correia Lima foi a morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, conhecido como Castelinho, em 1999. A vítima foi morta quando fazia caminhada numa rua do bairro Horto Florestal, na zona leste de Teresina. O ex-coronel e a professora Ana Zélia Correia Lima Castelo Branco foram considerados os autores intelectuais do crime.
Enquanto o soldado da PM Francisco Moreira do Nascimento foi o executor. Juntas, as penas dos três réus somam 55 anos e seis meses. Correia Lima foi condenado a 25 anos em regime fechado.
Redução de pena
Correia Lima teve progressão de pena em 2020, quando a juíza da Vara de Execução Penal da Comarca de Parnaíba Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, analisou que Correia Lima, condenado a 129 anos e 08 meses e prisão em regime fechado pelos vários crimes cometidos, cumpriu 1/6 da pena, o que corresponde a 21 anos, 07 meses e 10 dias.