Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faixas exclusivas para ônibus na Frei Serafim ficarão liberadas para circulação até 31 de agosto

Prazo para veículos comuns utilizassem as faixas exclusivas encerraria nesta quinta (10), mas a Strans decidiu prorrogar para dar mais fluidez ao trânsito nos horários de pico da manhã.

10/08/2023 às 07h40

26/09/2023 às 02h03

As faixas exclusivas para ônibus na Avenida Frei Serafim, que foram liberadas para livre circulação de condutores no dia 01 de agosto, permanecerão liberadas até o próximo dia 31. No planejamento anunciado anteriormente pela Prefeitura, essa liberação deveria encerrar amanhã (11). No entanto, a Strans (Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina) decidiu prorrogar este prazo para manter a fluidez do trânsito na avenida mais movimentada da capital.

Lembrando que essa liberação das faixas exclusivas de ônibus na Frei Serafim só vale das 6h às 8h da manhã, horário considerado de pico e quando há maios quantidade de veículos circulando pela avenida. “Essa decisão vai ajudar a evitar congestionamentos e facilitar o acesso dos condutores, pais e responsáveis nesse período de volta às aulas”, explicou o superintende da Strans, Bruno Pessoa.

Faixas exclusivas de ônibus permanecerão liberadas na Frei Serafim até 31 de agosto - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Faixas exclusivas de ônibus permanecerão liberadas na Frei Serafim até 31 de agosto

Strans estuda reativar os terminais de integração com ampliação da frota de ônibus

A Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, lançou edital no começo desta semana para comprar 100 novos ônibus que comporão a frota da capital. Atualmente, Teresina tem cerca de 360 ônibus circulando. Com estes novos veículos, a frota da cidade deve aumentar para pouco mais de 400. Em razão do aumento na quantidade de ônibus, a Strans estuda reativar os terminais de integração de Teresina, que deixaram de funcionar ainda durante a pandemia.

Ainda não se tem uma data para que estes terminais sejam reativados, mas, segundo o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, a estrutura deles está intacta e pronta para ser utilizada assim que os novos ônibus entrarem em circulação. Bruno diz que, antes, é preciso haver uma sincronia entre a quantidade de veículos e de viagens. Só depois disso, o uso dos terminais poderá ser devidamente planejado.

“Estamos estudando retomar as operações nestes terminais para dar maior fluidez ao transporte. Lembrando que os terminais permaneceram guardados pela Guarda Municipal e encontram-se em plenas condições de uso. Também estamos trabalhando na reforma das estações de ônibus das principais vias da capital. Já iniciamos pelas avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia e esperamos continuar essa reestruturação por toda a cidade”, informou Bruno Pessoa.

Mais sobre: