Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FMS abre novas vagas de agendamento para a segunda dose da vacina contra a dengue

O agendamento estará disponível no site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/ a partir das 15h.

23/08/2024 às 12h00

23/08/2024 às 12h00

A Fundação Municipal de Saúde abre hoje (23) novas vagas de agendamento para a segunda dose da vacina contra a dengue, voltada para crianças de 10 a 14 anos. O agendamento estará disponível no site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/ a partir das 15h.

Vacina contra dengue agendamento - (Divulgação / FMS) Divulgação / FMS
Vacina contra dengue agendamento

A FMS reforça que as vagas são para segunda dose, ou seja, para crianças e adolescentes que já receberam a primeira dose do imunizante. “Lembramos que a segunda dose da vacina contra a dengue deve ser aplicada com um intervalo de três meses da primeira”, diz Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

As vagas são remanescentes de pessoas que ainda não compareceram às salas de vacina, e vão contemplar também os pacientes que tomaram a primeira dose mais tardiamente. Emanuelle Dias informa que a FMS está estudando novas estratégias de busca ativa para que nenhum paciente deixe de completar seu esquema vacinal.

No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina. “É importante que os pais estejam atentos para que seja respeitado o intervalo de 3 meses entre a primeira a segunda dose”, reforça Emanuelle Dias.

Piauí recebeu 17 mil doses de vacina contra dengue

O Piauí recebeu no início der agosto, do Ministério da Saúde, 10 mil doses de vacinas contra a dengue. Os imunizantes foram destinadas à aplicação das segundas doses em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As vacinas serão garantidas aos municípios que aplicaram e registraram no sistema do Ministério da Saúde as primeiras doses. A logística de distribuição é garantida assim que o estado recebe a quantidade estabelecida pelo Ministério da Saúde”, explica a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos.

A vacina Qdenga é específica para a prevenção da dengue e não oferece proteção contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Portanto, a vacinação é uma medida importante para prevenir a dengue, mas não substitui outras práticas de prevenção contra essas doenças.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.