Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem é preso por ameaçar estuprar mulheres em perfis falsos no Instagram

Ela esta é a segunda vez que ele é detido pelo crime. Em 2023, ele havia sido detido por perseguir jornalistas pelas redes sociais.

25/03/2024 às 09h17

25/03/2024 às 10h38

Foi preso nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25) um homem identificado pelas iniciais E.R.K.S, acusado de criar perfis falsos no Instagram e usá-los para ameaçar estuprar mulheres em Teresina. Ele foi detido no bairro Mocambinho, zona Norte da Capital, por força de mandado de prisão. E.R.K.S tem 20 anos e já havia sido detido em 2023 acusado de crime de perseguição.

Homem é preso por ameaçar estuprar mulheres em perfis falsos no Instagram - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Homem é preso por ameaçar estuprar mulheres em perfis falsos no Instagram

Na ocasião, a polícia informou que ele usava as redes sociais para entrar em contato com as vítimas enviando mensagens de cunho sexual. “Ele foi preso em 2023 pela mesmo crime que cometeu agora. Criava perfis falsos no Instagram e ameaça várias vítimas mulheres de estupro. Com ele, apreendemos aparelhos celulares e um notebook”, explicou o delegado Alisson Landim, adjunto da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

E.R.K.S teve seu mandado de prisão expedido pela Central de Inquéritos. Ele responderá pelo crime de stalker, termo em inglês para “perseguição”.

Perseguição pode levar a até dois anos de prisão

O crime de perseguição pelo qual E.R.K.S responderá está previsto na Lei 14.132 de março de 2021. O dispositivo classifica como perseguição o ato de “perseguir alguém reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

A pena prevista para o crime de perseguição é de seis meses a dois anos de prisão e pagamento de multa que pode ser aumentada pela metade em caso de a vítima ser criança, adolescente ou idoso.

_______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Polícia Civil