Os 235 mil contribuintes de Teresina têm até esta sexta-feira (30) para efetuar o pagamento da cota única com desconto ou quitação da 1ª parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final de Resíduos Sólidos Domiciliares (TCRD) e Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (COSIP) referentes ao exercício de 2023.
A Secretaria Municipal de Finanças (Semf) distribuiu, via Correios ou equipes da própria Prefeitura, nas residências dos 235 mil contribuintes, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esses carnês também podem ser acessados no site da SEMF desde o mês de maio. Os documentos de arrecadação (DATM) poderão ser obtidos por meio do endereço http://iptu.teresina.pi.gov.br/dsf_iptu/.
O contribuinte que pagar o IPTU/2023 em cota única, até o dia 30 de junho, conseguirá desconto de 7% sobre o valor integral do imposto para imóveis edificados para fins não residenciais e sobre o valor integral do imposto para imóveis residenciais.
Para ter direito ao desconto, o contribuinte não pode ter qualquer débito com o IPTU de anos anteriores até o dia 31 de dezembro de 2022. Vale lembrar que os recursos arrecadados com o IPTU são revestidos em melhorias para seu bairro, como mobilidade, por exemplo.
Para quem desejar atendimento preferencial para tirar quaisquer dúvidas, os mesmos podem ser feitos:
- nas Centrais de Atendimento ao Público (CAP), que ficam no Show Auto Mall Teresina, na zona Leste, das 8h às 16h;
- na CAP do Shopping Rio Poty, que funciona de 8 às 17h40;
- na CAP do centro, que fica na rua Coelho Rodrigues, 1921; localizada próximo à Praça do Fripisa, no antigo prédio da Medplan. O atendimento lá é das 8 às 13h.