Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Momento de ampliar e fortalecer o federalismo”, diz Rafael sobre Caravana Federativa

Evento começou hoje (20) e segue até amanhã em Teresina com participação do presidente Lula.

20/06/2024 às 11h10

Representantes dos Municípios Piauienses, Estado e do Governo Federal se reúnem durante a manhã desta quinta-feira (20) no primeiro dia da Caravana Federativa. O evento realizado pelo governo federal em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense dos Municípios busca estreitar a relação entre os entes federativos. Em seu discurso de abertura da caravana, o governador Rafael Fonteles (PT) destacou que é um “momento de ampliar e fortalecer o federalismo”.

Ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e de representantes da APPM, o governador frisou que a caravana federativa será efetiva na resolução de questões que envolvem a relação do governo federal com os entes nacionais. “Ela simboliza muito esse perfil do governo do presidente Lula de dar as mãos aos entes subnacionais, estados e município, para que os recursos cheguem na ponta e melhorem a vida das pessoas nas mais diversas áreas”, afirmou Rafael Fonteles.

“Momento de ampliar e fortalecer o federalismo”, diz Rafael sobre Caravana Federativa - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
“Momento de ampliar e fortalecer o federalismo”, diz Rafael sobre Caravana Federativa

Esta integração, segundo os gestores, já se reflete na realidade do Piauí. Em sua fala, o ministro Wellington Dias destacou algumas das ações que já foram desenvolvidas no Estado ao longo do último ano em parceria com o governo federal. São projetos na área da Saúde, Educação e Transporte tais como duplicação de rodovias, inauguração de maternidades obras de mobilidade em Teresina.

“Inauguramos o elevado do Mercado do Peixe. Em agosto vamos inaugurar o rebaixamento e alargamento da Avenida João XXIII. Inauguramos a duplicação da estrada para Demerval Lobão, estamos prosseguindo a obra que o Estado começou em direção a Altos, tivemos a ajuda na conclusão da nova maternidade. É essa a recomendação do governo federal: que a gente trabalhe para melhorar a vida do nosso povo”, frisou Wellington Dias.

Wellington Dias destacou algumas das ações que já foram desenvolvidas no Estado - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Wellington Dias destacou algumas das ações que já foram desenvolvidas no Estado

Representantes dos Municípios piauienses também estão presentes na caravana federativa. O presidente da APPM, Toninho da Caridade, disse esperar que a iniciativa se reflita na agilidade em processos e captação de recursos por parte dos municípios e destacou que é momento de fortalecer o municipalismo piauiense. “Temos aqui um governo itinerante trazendo perspectivas para resolver as pendências dos municípios”, afirmou Toninho da Caridade.

A Caravana Federativa terá presença de Lula e anúncio de investimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Salva virá a Teresina amanhã (21) para participar da Caravana Federativa e anunciar investimentos para o Piauí nas áreas portuária e de transformação digital. Hoje, o governador Rafael Fonteles já anunciou que entregará a Lula o projeto intermodal do Vale do Parnaíba, que prevê a construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até a região do Cerrado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.