Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motorista é atingido por trem de carga durante passagem em linha férrea no Piauí

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as consequências para quem não respeitar a sinalização e não parar em linha férrea, provocando acidentes, podem ser severas.

07/03/2024 às 16h30

Um motorista ainda sem identificação foi atingido por um trem de carga ao passar por uma linha férrea na BR-343, entre as cidades de Teresina e Altos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do acidente, que aconteceu nesta quinta-feira (7). Veja o vídeo no final da matéria.

Nas imagens, a picape, modelo Fiat Toro, avança a faixa de parada para linha férrea e acaba sendo atingida pelo trem de carga. Um motorista que aguardava a passagem registrou o incidente.

Logo após a colisão, o maquinista do trem de carga realiza uma parada brusca para evitar que o acidente tivesse uma consequência ainda mais grave. Após ocorrido, o motorista da picape deixa o local. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista.

Confira o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Penalidades para quem não obedece a CTB

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as consequências para quem não respeitar a sinalização e não parar em linha férrea, provocando acidentes, podem ser severas. Essas infrações são consideradas graves e estão sujeitas a penalidades que incluem multa e medidas administrativas.

De acordo com o artigo 210 do CTB, a infração de não parar na linha férrea é punida com multa no valor de R$ 293,47, além da inclusão de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo pode ser retido até a regularização da situação, o que pode causar transtornos e atrasos ao condutor.

Motorista é atingido por trem de carga durante passagem em linha férrea no Piauí - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
Motorista é atingido por trem de carga durante passagem em linha férrea no Piauí

No caso de provocar acidentes de trânsito ao não respeitar a sinalização em linha férrea, as consequências podem ser ainda mais graves. Dependendo da gravidade do acidente e das circunstâncias envolvidas, o condutor pode ser responsabilizado criminalmente, podendo ser enquadrado em crimes como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) ou lesão corporal culposa.

Essas penalidades podem resultar em prisão, suspensão ou cassação da CNH, além de outras medidas judiciais aplicáveis conforme a gravidade do caso. Portanto, é fundamental respeitar as normas de trânsito, especialmente ao se aproximar de cruzamentos com linha férrea, para evitar acidentes e preservar vidas.