Desde ontem o trânsito de Teresina passou por algumas mudanças após a liberação das faixas exclusivas de ônibus para motociclistas e taxistas. No entanto, a dúvida que ficou entre os condutores foi: e quem é motorista por aplicativo vai poder as faixas exclusivas? A resposta é sim. A medida consta na portaria publicada hoje (03) pela Strans, que autoriza aos motoristas por aplicativo transitarem pelas faixas à direta e à esquerda sinalizadas como exclusivas para o transporte público.
No entanto, para que possam trafegar pela faixa exclusiva, os motoristas por aplicativo devem fazer um cadastro junto à Strans. A medida permitirá ao órgão identificar quais são os veículos que podem de fato transitar pela faixa dos ônibus e quais não para poder aplicar as penalidades a quem descumprir a regra.
O cadastro deve ser feito presencialmente na Strans. O motorista deve levar:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em vigência, podendo ser digital, devendo ser autorizativa para transporte de passageiros;
- Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) atualizado, podendo ser digital;
- Comprovação de sua condição de Motorista por Aplicativo.
Quando concluído o cadastro, o motorista receberá dois adesivos com seu número de inscrição para colocar nas partes frontal e traseira do veículo, condição obrigatória para circular nas faixas exclusivas de tráfego.
Taxistas veem liberação das faixas exclusivas com preocupação
Além dos motociclistas e dos motoristas por aplicativo, os taxistas também poderão transitar pelas faixas exclusivas de ônibus da capital. Nesta sexta (03), representantes da categoria se reuniram com o prefeito Silvio Mendes e com o superintendente da Strans, Carlos Daniel, para discutir a proposta.
Os taxistas veem com preocupação a liberação das faixas exclusivas porque, segundo o sindicato da categoria, há estudos que comprovam que houve aumento dos acidentes nas cidades onde as faixas são usadas por taxistas e motociclistas.
“Temos estudos que mostram que aumentou em algumas cidades o nível de acidentes, inclusive com vítimas fatais, mas a gente conversou com o prefeito e ele disse que queria tentar para ver se reduzia as internações no HUT. Somos favoráveis que se dê essa oportunidade. De ver se em seis ou sete meses isso reduz mesmo. Não é nada em caráter definitivo”, explicou Neilton Andrade, presidente do Sindicato dos Taxistas do Piauí.
A entidade cobrou fiscalização por parte do poder público para garantir que os objetivos de implantação do projeto sejam alcançados.
LEIA TAMBÉM
Trânsito passa por mudanças
A liberação das faixas exclusivas de ônibus não é a única mudança pela qual passa o trânsito de Teresina. A partir das 23h, alguns semáforos da capital ficarão piscando no amarelo, sinalizando que o condutor pode passar, mas com cautela, parando obrigatoriamente se vier outro veículo. Outra alteração afeta as ciclofaixas. Partir das 21h, fica autorizado o estacionamento de veículos nas ciclofaixas à direita das vias.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.