Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nos 15 anos do CEIR, Rafael anuncia criação de centro especializado para pessoas com autismo

Governador comemorou os mais de 2 milhões de atendimentos feitos e afirmou que o Centro é referência para a rede de saúde do Piauí.

08/05/2023 às 12h03

28/09/2023 às 16h50

O Piauí passará a ter um Centro Especializado de Atendimento à Pessoa com Autismo. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles (PT) durante a solenidade de comemoração pelos 15 anos do CEIR (Centro Integrado de Reabilitação), nesta manhã (08). A solenidade contou com a participação de deputados, secretários e da Conselheira do Tribunal de Contas do Piauí, Rejane Dias, autora do projeto de criação do CEIR.

Conforme o anúncio feito por Rafael, o Centro Especializado da Pessoa com Autismo funcionará em frente ao prédio do CEIR, onde antes ficava o Instituto de Tanatologia. Os recursos empregados na sua criação são oriundos de emenda destinadas pela então deputada federal Rejane Dias. A expectativa é de que a criação do novo centro permita que o Piauí tenha excelência no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Rafael Fonteles - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Rafael Fonteles

“Vamos enfrentar o debate e nossa é que o CEIR seja padrão de atendimento em todas as unidades hospitalares do Piauí e o Centro Especializado da Pessoa com Autismo também vai ser outra referência importante dentro dessa política, até porque o Autismo tem suas especificidades, seus desafios e então é preferível que ele tenha esse outro centro especializado. Temos um desafio enorme que é a carência de profissionais pediatras para nos ajudar a detectar mais cedo o transtorno, porque quanto mais cedo for detectado, mais as terapias podem ajudar a melhorar as habilidades ao longo do tempo”, frisou Rafael.

O projeto de ampliação do atendimento especializado às pessoas em reabilitação também passa pela descentralização dos locais onde essa assistência é prestada. A ideia é, segundo o governador, ampliar o diálogo do Estado com os Municípios para garantir que quem reside no interior consiga atendimento sem precisar sair de seu domicílio. Ao todo, o Piauí conta com 48 centros em parceria com as prefeituras para dar capilaridade na atenção à pessoa com deficiência.

CEIR - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
CEIR

CEIR já fez mais de 2 milhões de atendimentos no Piauí

Nesta segunda-feira (08), o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) completa 15 anos de criação. Ao longo de uma década e meia, a instituição já realizou mais de 2 milhões de atendimentos em todo o Piauí. Projeto do Governo do Estado, o Centro foi fundado em 2008 e hoje é administrado pela Associação Reabilitar, uma organização sem fins lucrativos, através de parceria público-privada. Os atendimentos oferecidos são cobertos 100% pelo SUS.

Rejane Dias, uma das idealizadoras do Centro Integrado relembrou a luta para a criação do CEIR. “Há 15 anos atrás, trazer um modelo inovador, que só havia em Goiás. Fomos estudar para implantar aqui. E deu certo, porque 15 anos depois o CEIR está aqui”, disse Rejane.

Rejane Dias - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Rejane Dias

Uma das pessoas que fazem reabilitação no CEIR é o Marcos Aurélio Costa. Ele teve COVID-19 grave, sofrendo também dois AVC's. "Foi difícil mas com a ajuda dos profissionais, tenho tido uma evolução muito significativa. Não andava, mas hoje já consigo dar alguns passos. Só o fato de estar aqui e poder dizer alguma coisa. Não conseguia me comunicar com ninguém, quando cheguei. Aqui, eu encontrei uma família", disse, bastante emocionado.

Marcos Aurélio Costa - (Assis Fernandes / O DIA ) Assis Fernandes / O DIA
Marcos Aurélio Costa

“Muitas pessoas que precisavam de reabilitação e que não tinham condições financeiras de ir para outro estado para fazer a reabilitação. E ver pessoas, como o Marcos que chegou aqui sem falar e agora está falando, chegou sem caminhar e já dá os primeiros passos. É um sonho realizado. E agora, por determinação do governador, vamos descentralizar os centros de reabilitação. Já temos em Parnaíba, e estamos construindo uma unidade em Picos”, disse o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Aniversário do CEIR - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Aniversário do CEIR
Mais sobre: