Teresina deve ganhar um novo polo cerâmico em breve. É que o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou a construção de um espaço destinado aos artesãos no bairro Macaúba, zona sul da capital. O projeto é contemplado pelo Programa de Orçamento Participativo (OPA) e terá investimento de R$ 200 mil.
LEIA TAMBÉM
Nesta sexta-feira (6), a equipe da Coordenação de Registro e Conservação da Secult fez uma visita técnica ao terreno onde será construído o polo cerâmico e, a partir de agora, o projeto segue para licitação.
A construção do polo cerâmico da Macaúba foi uma demanda da população e faz parte de um conjunto de 10 projetos integrados ao eixo temático da cultura. Este eixo abrange inicialmente polos artesanais, bibliotecas e videotecas.
Segundo Ismael Júnior, arquiteto e coordenador de Registro e Conservação da Secult, o projeto visa não apenas promover o artesanato, mas também atender às necessidades gerais dos moradores da região.
“O projeto conta com uma sala multiuso, que pode ser utilizada em diversas atividades. O objetivo é trazer a população ao local em atividades que não sejam só artesanato, mas o foco principal será o artesanato”, destacou o coordenador.
O polo cerâmico da Macaúba contará com duas salas administrativas, três salas para realização de oficinas e cursos de artesanato, banheiros e uma sala multiuso. A construção e execução priorizarão tanto a parte arquitetônica quanto a estrutural, incluindo mobiliário e equipamentos técnicos.
No âmbito do Programa de Obras Artísticas (OPA) 2023, coordenado pela Secult, estão em andamento a construção e reforma de quatro polos artesanais, duas videotecas e quatro bibliotecas, todos localizados em Teresina. Prevê-se que, à medida que o programa se expanda, mais cidades sejam beneficiadas com obras voltadas para a área cultural.
_______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet