A Farmácia do Povo de Teresina, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) e os Correios, começou a oferecer um novo serviço para facilitar a vida dos pacientes: a entrega gratuita de medicamentos em domicílio. A iniciativa busca atender principalmente pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pacientes com doenças crônicas, proporcionando mais comodidade e segurança.

A iniciativa teve início em agosto, em fase experimental, e já beneficiou diversos pacientes. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, o próximo passo é expandir o serviço para outras cidades do Piauí. “Com isso daremos mais comodidade às pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pacientes crônicos, garantindo que elas possam receber suas medicações em casa de forma rápida e segura”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Como funciona
Para receber os medicamentos em casa, o paciente deve se cadastrar preenchendo um formulário de adesão disponível na Farmácia do Povo, localizada na Rua David Caldas, em Teresina. No formulário, é necessário informar o nome, CPF, número do cartão SUS, telefone e o endereço de entrega.
A entrega contempla mais de 100 medicamentos usados no tratamento de doenças como asma, lúpus, diabetes, fibrose cística, esclerose múltipla, glaucoma e hipertensão pulmonar, entre outras. No entanto, medicamentos controlados e aqueles que necessitam de refrigeração, como insulinas, não fazem parte do serviço.

Benefícios do programa
Pacientes como Wanda Lira, transplantada há 21 anos, já notaram os benefícios. “A previsão de entrega era para o dia 9 de setembro, mas no dia 5 recebi o remédio em casa. É algo bom, pois às vezes tenho dificuldade de locomoção para buscar o remédio”, destacou.
Além de melhorar o acesso aos medicamentos, a parceria com os Correios oferece segurança e controle no transporte dos remédios. O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância dessa iniciativa, alinhada ao compromisso de melhorar a cidadania e garantir a segurança na entrega.
Confira as doenças contempladas pela iniciativa:
A seguir, algumas das doenças cujos tratamentos estão incluídos no serviço:
- Artrite Reumatóide
- Lupus Eritematoso Sistêmico
- Asma E Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (dpoc)
- Dislipidemia Para A Prevenção De Eventos Cardiovasculares E Pancreatite
- Doença De Crohn/ Retocolite
- Diabetes Mellitus - Dm Tipo 1 E Tipo 2
- Sobrecarga De Ferro
- Anemia Em Pacientes Portadores De Insuficiência Renal Crônica – Reposição De Ferro
- Doença Falciforme
- Distúrbio Mineral Ósseo Na Doença Renal Crônica
- Diabete Insípido
- Fibrose Cística
- Doença Hepática
- Esclerose Múltipla
- Esclerose Sistêmica
- Esclerose Lateral Amiotrófica
- Glaucoma
- Imunossupressão No Transplante Renal
- Insuficiência Cardíaca Com Fração De
- Ejeção Reduzida
- Síndromes Coronarianas Agudas
- Hipertensão Pulmonar
- Osteoporose
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.