Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parte de Teresina amanhece sem água nesta segunda (21); saiba o motivo

Bairros nas zonas Sul, Sudeste, Leste e Centro tiveram abastecimento interrompido por causa de problema operacional na ETA Sul.

21/10/2024 às 11h46

21/10/2024 às 11h56

Quem mora nas zonas Sul, Sudeste, Leste e em bairros do Centro e Centro-Norte de Teresina amanheceram esta segunda-feira (21) sem água em suas torneiras. São regiões atendidas pela Estação de Tratamento de Água Sul, a ETA Sul, e que apresentou uma emergência operacional no dia de hoje, o que resultou na interrupção do fornecimento para que fossem feitos os reparos.

A informação foi confirmada pela Águas de Teresina, a concessionária dos serviços de água e esgotos da capital. Em suas redes sociais, a empresa informou que houve uma pausa do fornecimento de água em cinco zonas da cidade. Somente os bairros da zona Norte não foram afetados, porque são atendidos pela própria ETA.

Parte de Teresina amanhece sem água nesta segunda (21); saiba o motivo - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Parte de Teresina amanhece sem água nesta segunda (21); saiba o motivo

A Águas de Teresina não deu detalhes do problema operacional detectado na ETA Sul, mas destacou que “as equipes já estão atuando para restabelecer o funcionamento dos sistemas”. A previsão é de que o abastecimento seja retomado de forma gradativa após a conclusão dos serviços.

A empresa disponibiliza o número 0800 223 2000 para a comunicação de casos emergenciais. Vale lembrar que Teresina não é a única cidade afetada por problemas no abastecimento de água neste começo de semana. Outros quatro municípios no interior encontram-se sem fornecimento para que seja feita a correção de vazamentos na rede pela Agespisa.

Confira aqui as cidades onde falta água nesta segunda (21) no Piauí.

O que fazer em caso de falta de água?

Em caso de falta de água, é importante tomar algumas medidas para lidar com a situação da melhor forma possível:

  • Economize água: Enquanto aguarda a resolução do problema, adote práticas de economia de água. Evite lavar roupas e louças desnecessariamente, tome banhos mais curtos, feche as torneiras completamente ao escovar os dentes ou lavar as mãos e evite desperdícios.
  • Armazene água: Se possível, armazene água potável para uso doméstico em recipientes limpos e seguros. Isso pode ser especialmente importante em áreas onde interrupções no fornecimento de água são comuns.
  • Use água de forma consciente: Priorize o uso da água para atividades essenciais, como beber, cozinhar e higiene pessoal. Considere reutilizar água cinza (de lavagem de roupas, por exemplo) para fins como regar plantas ou limpar pisos.
  • Mantenha-se informado: Acompanhe as atualizações fornecidas pelas autoridades locais e pela companhia de água para saber sobre o progresso na resolução do problema e quaisquer orientações adicionais para lidar com a situação.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.