Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí registra novos óbitos por Covid-19 e gripe; autoridades ressaltam necessidade de vacinação

Dessa forma, um alerta foi aceso pelas autoridades sanitárias para que os cidadãos procurem o reforço de vacinação para o bem-estar social.

24/05/2023 às 11h44

28/09/2023 às 17h06

Duas pessoas morreram em decorrência de complicações ocasionadas por infecções respiratórias no Piauí. Os dados foram revelados pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e constam no Painel Situacional de Covid-19, em apuração entre os dias 14 e 20 de maio deste ano.

LEIA AINDA: Vacinação contra gripe é ampliada em Teresina; veja horário e locais

Segundo as informações, uma pessoa morreu após complicações por Covid-19 em Teresina. Há quase um mês, novos óbitos por coronavírus não eram registrados na capital. A outra pessoa faleceu após ter contraído a influenza H1N1. O paciente era residente do município de Barras, e morreu no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.

Postos de vacinação estão espalhados por Teresina - (Divulgação/Sesapi) Divulgação/Sesapi
Postos de vacinação estão espalhados por Teresina

Os dados do painel indicaram ainda que, embora as síndromes gripais, os casos confirmados e as internações hospitalares tenha se mantido estáveis, Teresina não está livre da ocorrência de novos óbitos pela Covid-19 ou outras infecções respiratórias. Dessa forma, a FMS ressaltou a importância do reforço na vacinação contra os vírus citados.

“Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para Covid-19 foram positivos e casos graves de gripe H1N1 voltaram a ocorrer – o que reforça a necessidade de vacinação dos teresinenses, tanto com a vacina contra a COVID bivalente, quanto com a vacina contra gripe”, disse o infectologista e Diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito.

Aumento de vírus gripais

Além da gripe e covid-19, Teresina tem registrado uma circulação intensa do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Este vírus é responsável por infecções graves – especialmente em crianças asmáticas, e seu aumento tem ocorrido em todo o Brasil, causando superlotação de unidades de terapia intensiva infantis também em outros estados.

O VSR é transmitido por meio de gotículas contaminadas emitidas por pessoas doentes quando falam, tossem e espirram ou por contato com objetos e superfícies contaminadas. Além disso, a FMS destacou a importância do uso de máscaras individuais, principalmente por pessoas mais vulneráveis às formas mais graves da doença, bem como aqueles com sintomas febris ou gripais ou com histórico de contato recente com pacientes.

Onde se vacinar

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) ampliou os públicos para a vacinação contra a gripe e Covid-19. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, desde o dia 19 de maio a versão bivalente do imunizante contra a Covid-19 passou a estar disponível para todos os teresinenses de 18 anos e mais, e a vacina da gripe está disponível a toda a população a partir dos 6 meses.

Tanto a vacina contra a gripe como a Covid-19 está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em três pontos de vacinação: Teresina Shopping (Edifício Garagem G3), Terminal drive thru do Buenos Aires, Terminal drive thru do Parque Piauí e

LEIA MAIS: Vacinação contra gripe é ampliada em Teresina; veja horário e locais

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: