Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia deve investigar se filha de mulher encontrada em cova rasa foi vítima de violência

Criança de 4 anos foi abandonada em frente a uma UBS da região e pode ter presenciado a morte da própria mãe.

18/11/2024 às 12h09

A Polícia Civil do Piauí está incluindo nas investigações sobre a morte das duas mulheres encontradas mortas em uma cova rasa, no Residencial Edgar Gayoso, zona Norte de Teresina, a criança que foi abandonada em frente a uma UBS da região. De acordo com as informações repassadas pela própria polícia, a menina de 4 anos teria sido levada junto às duas mulheres que foram mortas para o local do crime.

E após os homicídios, os responsáveis pelas mortes teriam levado a criança para a frente da UBS, onde foi deixada. A Polícia deve investigar se durante este percurso a menina sofreu alguma violência psicológica. O perito geral da Polícia Científica do Piauí, Antônio Nunes, explica o procedimento que as investigações devem solicitar em uma suspeita de violência contra crianças e adolescentes.

Antônio Nunes, perito geral da Polícia Científica do Piauí. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Antônio Nunes, perito geral da Polícia Científica do Piauí.

"As delegacias que lidam com esse público criança e adolescente, eles tem psicólogos e assistentes que fazem a chamada escuta especializada. Eu quero crer que isso já tenha sido feito, quando da entrevista do delegado com a criança", explicou, afirmando que há a possibilidade de se fazer uma visita in loco, para ver o ambiente onde a criança está inserida.

O perito geral da Polícia Científica do Piauí afirmou ainda que há a possibilidade da criança passar por por um atendimento psiquiatra forense. “Para a psiquiatria forense, que é outra situação, tem que haver uma suspeita de que aquela criança foi vítima de um crime que deixou alguma sequela ou lesão psicológica. Se o delegado entender que houve (crime), temos psiquiatra forense”, disse. Até o momento não foi requisitado este acompanhamento por parte das investigações, mas há a possibilidade de inclusão deste ponto nas investigações. Caberá ao delegado que investiga o caso demandar esta solicitação à Perícia.

Irmãs foram mortas e enterradas em cova rasa na zona Norte

As duas foram vistas pela última vez no dia 13, saindo de casa em um carro de aplicativos com seus filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 6 anos. Horas depois, as duas crianças foram deixadas na frente da UBS da Santa Maria e desde então suas mães não foram mais vistas. De acordo com a polícia, há possibilidade de que Jocinéia e Francinete tenham sido vítimas da briga entre facções rivais que atuam na região da Santa Maria.

A polícia investiga ainda se por acaso João Victor Damasceno Ribeiro dos Santos, que morreu em confronto com a polícia na quinta-feira (14) teria algum envolvimento no desaparecimento das irmãs.

João Victor, conhecido como Pânico, tinha 17 anos e era irmão de Israel de Assis Damasceno, líder do PCC que comandou a chacina na Santa Maria da Codipi em 04 de outubro.

Corpos de mulheres são achados na região da Santa Maria. - (Reprodução) Reprodução
Corpos de mulheres são achados na região da Santa Maria.

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram acionadas até o local para colher as primeiras informações. Uma guarnição do 13º BPM isola a área para o trabalho de perícia. De acordo com o delegado Bruno Ursulino, o Corpo de Bombeiros também foi chamado para fazer a escavação da cova e ajudar a retirar os corpos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.