O prédio da antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, abrigará a partir do próximo ano um centro de saúde especializada com quatro diferentes espaços. O local que encerrou as atividades no final do ano passado receberá adequações em sua estrutura durante todo este e deve voltar a funcionar em 2025.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), irá funcionar na nova estrutura um Centro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Casp); Centro Integrado de Prevenção e Cuidado em Saúde Mental; Central de Exames e Diagnósticos; e um Centro Especializado para Tratamento do Transtorno do Espectro Autista.
O governador Rafael Fonteles visitou o prédio nesta terça-feira (23) e revelou que entre os espaços que serão construídos no local está um centro de diagnostico por imagem para atender os pacientes que serão encaminhados pelo atendimento do programa de telessaúde.
“Teremos aqui também uma grande central de diagnóstico por imagem para que as pessoas que vêm da telessaúde, que precisam fazer exames, não tenham que ir a um ambiente hospitalar e possam fazer aqui”, disse.
O chefe do Executivo apontou ainda que será implantado no prédio um centro especializado para as pessoas com autismo com serviço de terapias, um complexo especializado para a pessoa idosa, com vários especialistas e exames voltados a essa população, e ainda um complexo de clínicas para a saúde mental para todas as faixas etárias.
Nova maternidade
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passou a funcionar integralmente em novo prédio, na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina, em dezembro do ano passado.
A nova unidade de saúde conta com 174 leitos de enfermaria; 30 leitos UTI neonatal; 30 leitos UTI neo intermediária; 15 leitos UCINCA - canguru; 20 leitos UTI adulta; 06 leitos de observação pronto atendimento; 12 leitos de quarto PPP, 06 salas do centro cirúrgico, totalizando - 293 leitos. Além disso, a nova maternidade Evangelina Rosa tem três salas do centro de parto normal.