Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura quer que detentos façam a limpeza de ruas em Teresina

A SAAD Sul espera a finalização de um convênio formal com a Secretaria de Justiça do Piauí para que os detentos possam auxiliar na limpeza urbana da capital.

22/06/2023 às 11h01

27/09/2023 às 16h35

O superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar (Republicanos), esteve reunido, nessa quarta-feira (21), com o secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, para tratar de ações sociais que incluam os detentos do sistema prisional piauiense. Dentre uma das ações, estava a prestação de serviços de limpeza por parte dos presos pelas ruas de Teresina.

Para o gestor teresinense, a atitude está sendo estudada para um possível formalização de convênio com a Sejus e, dessa forma, solicitar auxílio dos presos para uma reeducação em forma de prestação de serviços públicos em Teresina.

Prefeitura quer presos do sistema prisional limpando ruas de Teresina - (Arquivo/ODIA) Arquivo/ODIA
Prefeitura quer presos do sistema prisional limpando ruas de Teresina

“Recebendo uma orientação do nosso prefeito, batendo aqui um papo com o secretário, nós estamos vendo a possibilidade de um convênio da SAAD Sul com a Sejus para que a gente possa, justamente com alguns presos, e a Justiça na forma da lei, que possam estar desenvolvendo algum tipo de serviço, como limpeza de praças ou capina e varrição para melhorar a limpeza de Teresina”, pontuou.

De acordo com o coronel Carlos Augusto, um dos objetivos da pasta estadual é colocar a população carcerária para exercer atividade dentro do sistema prisional ou fora, com pessoas em penas alternativas. Augusto destacou que os presos custam caro para os cofres públicos, e que poderiam ajudar nos serviços de limpeza da capital.

“Nós faremos isso com o maior prazer. Acho que a sociedade paga muito caro, um preço muito alto para manter um uma pessoa sob custódia, sob um cumprimento de pena. Tenho certeza que nós vamos fazer bons encaminhamentos aqui para a cidade de Teresina para que a gente possa também prestar essa contribuição através das pessoas que cumprem pena. Só acredito na reeducação através do trabalho e na educação”, concluiu.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: