Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PRF descarta risco de explosão após caminhão carregado de botijões de gás tombar no Tancredo Neves

Veículo carregava mais de mil botijões e a carga ficou espalhada pela pista. Trânsito na rotatória da BR 343 está lento.

31/10/2024 às 07h42

31/10/2024 às 09h45

Atualizada às 9h23

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) já se encontram no local onde tombou um caminhão carregado com 1.144 botijões de gás nas primeiras horas da manhã de hoje (31). Apesar de a carga que o veículo transportava ser inflamável, a polícia descartou qualquer risco de explosão. Não há registro de feridos, mas o trânsito na rotatória da BR 343 está lento por conta do ocorrido.

Caminhão com mais de mil botijões de gás tombou na rotatória da BR 343, no Tancredo Neves - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Caminhão com mais de mil botijões de gás tombou na rotatória da BR 343, no Tancredo Neves

Representantes da empresa proprietária da carga também já se encontram no local para orientar o recolhimento dos botijões, mas ainda não há previsão para que o caminhão seja removido do local. A principal causa do acidente seria falta de atenção do condutor ao fazer o contorno da rotatória. Nenhum dos botijões que o veículo transportava sofreu qualquer dano.

O incidente assustou moradores da região. O senhor Osandir Vieira relata que ouviu o barulho do caminhão tombando de madrugada, mas que não sabia o que era. Ele diz que a rotatória da BR 343 ,próximo ao Tancredo Neves é um local propício a acidentes. “Os motoristas são pegos de surpresa, principalmente aqueles que não conhecem o trecho. Tem gente que vem devagar e tem gente que não. Às vezes tem uns que entram duma vez e acabam pendendo, não segura. Já teve caminhão de cerveja que tombou aqui”, relata.

PRF descarta risco de explosão após caminhão carregado de botijões de gás tombar no Tancredo Neves - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
PRF descarta risco de explosão após caminhão carregado de botijões de gás tombar no Tancredo Neves

A retirada total da carga de botijões que se espalhou pela pista deve levar ainda cerca de uma hora e meia, segundo a empresa responsável pelo material. Já a retirada do caminhão deve demorar até três horas em razão da delicadeza da operação.

O gestor de frota da empresa responsável pelo caminhão, Eduardo Lemos, explicou que não há como precisar a causa específica do incidente no momento e não há como culpabilizar o motorista, uma vez que não se sabe o que provocou o ocorrido. “Temos que avaliar a dinâmica do acidente. Aqui é uma rotatória que tem um desnível muito grande, não podemos afirmar que ele veio rápido ou que teve um defeito no caminhão. Depois que fizemos o transbordo da carga e colocarmos o caminhão na posição correta novamente é que vamos analisar para saber exatamente o que aconteceu”, explica.

Eduardo Lemos é gerente de frota da empresa responsável pelo caminhão que tombou na rotatória do Tancredo Neves - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Eduardo Lemos é gerente de frota da empresa responsável pelo caminhão que tombou na rotatória do Tancredo Neves

Por conta do incidente, o trânsito na Ponte do Dirceu está lento. Agentes da PRF estão no local para orientar os condutores.

Iniciada às 7h42

Um caminhão que transportava gás de cozinha tombou no início da manhã desta quinta-feira (31) na rotatória do Conjunto Tancredo Neves, que na Avenida Dep. Paulo Ferraz, trecho urbano da BR-343, zona sudeste de Teresina. O acidente aconteceu por volta das 5h30 da manhã. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o veículo tombado no sentido ponte/Dirceu e parte da carga ficou espalhada em uma praça em frente aos apartamentos do Conjunto Tancredo Neves.

Caminhão tomba na rotatória do Tancredo Neves - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Caminhão tomba na rotatória do Tancredo Neves

Equipes da Polícia Militar foram acionadas para atender a ocorrência. De acordo com informações iniciais, o motorista teria perdido o controle do caminhão ao tentar fazer o contorno da rotatória. O trânsito ficou parcialmente interditado na região. Ventilou-se a possibilidade de vazamento do gás dos botijões que ficaram espalhados no local do acidente. Porém, até o momento, não há registros de vazamentos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.