Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSOL tenta apaziguar os ânimos com o Rede

Os dois partidos compõem uma federação e estão em processo de formação de chapa

28/03/2024 às 14h43

28/03/2024 às 15h32

O diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Teresina negou que tenha criado obstáculos para o Rede na formação da chapa de pré-candidatos a vereador da federação composta pelos dois partidos. 

O PSOL demonstrou disposição para indicar apenas seis dos 30 nomes possíveis na chapa proporcional para as eleições na capital.

"A realidade é que existe uma pressão muito forte do Governador Rafael Fonteles e seu grupo para desmontar chapas mais independentes, capturando os candidatos da nossa chapa para viabilizar a eleição de candidatos mais diretamente ligados ao governo, em chapas controladas por grandes figurões da política local", disse o presidente municipal do PSOL, Victor Carvalho. 

Victor Carvalho do PSOL - (Reprodução ) Reprodução
Victor Carvalho do PSOL

O presidente do diretório municipal do Rede, Celso Henrique, apontou dificuldades para se construir entendimentos na federação. O grupo do Rede apoia a pré-candidatura de Fábio Novo (PT) para a prefeitura de Teresina e o PSOL vai lançar um candidato próprio.

“Existem indefinições no número de vagas e não era nossa prioridade a pré-candidatura majoritária. Tem situações conflitantes que podem atrapalhar a nossa estratégia. Eu não culpo os partidos, mas sim a forma de condução”, reagiu Celso Henrique. 

A possibilidade de migração dos pré-candidatos do Rede para o PSB foi confirmada. Na próxima semana o grupo deve fazer um evento de filiações.