Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT filia quatro vereadores e forma maior bancada em Teresina

Com as chegadas de Pollyana Rocha, Gustavo de Carvalho, Venâncio Cardoso e Joaquim Caldas, o PT se torna o maior partido do legislativo

08/03/2024 às 13h05

O Partido dos Trabalhadores filiou na manhã desta sexta (08) quatro vereadores da Câmara Municipal de Teresina. Os parlamentares aderem à sigla para aumentar a base de sustentação do pré-candidato Fábio Novo. Com as chegadas de Pollyana Rocha, Gustavo de Carvalho, Venâncio Cardoso e Joaquim Caldas, o PT se torna o maior partido do legislativo municipal com sete das 29 cadeiras e 24% do parlamento.

Ao mesmo tempo em que parlamentares chegam ao PT, lideranças de movimentos sociais historicamente ligados à sigla devem deixar a legenda por falta de espaços na chapa proporcional. Nos bastidores, 20 nomes que seriam candidatos a vereador no PT buscam a filiação ao PSOL para a montagem de outra chapa.

Uma das novas filiadas, Pollyana Rocha permanecerá na federação “Brasil da Esperança”, deixando o PV.

“Tenho convicção de que sempre fui uma pessoa de grupo e segui nestes 12 anos de Partido Verde as diretrizes do partido. Chego ao PT de forma tranquila, convicta de que tomei o melhor caminho no momento. Já comuniquei ao TRE a minha desfiliação, o PT tem uma bandeira muito parecida com a bandeira da vereadora Pollyana Rocha e estou convicta da minha reeleição”, destacou.

Já Venâncio Cardoso, filho da ex-deputada e petista histórica, Flora Izabel, deixa o PSDB rumo ao PT. Para ele o objetivo será eleger até oito vereadores.

“No PT nada é de cima para baixo, imposto. Colocamos a importância do partido crescer na Câmara e pode ter certeza que o PT sairá de três para oito vereadores, vamos fazer a maior bancada da história da Câmara. É um momento ímpar, onde o PT terá a maior bancada e o próximo prefeito de Teresina, feliz por fazer parte deste momento”, afirmou.

Principal beneficiado com a chegada dos vereadores, o pré-candidato a prefeito, Fábio Novo, revelou que a decisão das filiações foi tomada após ampla discussão.

“Feliz pela decisão madura do nosso partido, agradeço a executiva municipal. Discutimos os caminhos que o partido deve tomar em relação a chapa proporcional. Essa discussão foi feita e chegou ao bom termo de acolher outros nomes que querem se somar a nós. É uma bancada robusta para que a gente possa montar uma boa chapa e disputar as 29 cadeiras”, afirmou.

Fábio Novopré-candidato do PT a Prefeitura de Teresina

Saída de líderes

Se por uma porta vereadores entram no partido, por outra, lideranças históricas deixam o PT. Fábio Novo revelou que irá tentar acomodar os petistas insatisfeitos em outras legendas.

“Temos que fazer uma conta que tem base a nova regra eleitoral. Estamos criando uma frente ampla com vários partidos, vamos buscar acomodar alguém que queira ser candidato e não terá espaço no PT. Vamos fazer esse exercício por todo o mês de março, de forma que a gente consiga eleger também nomes em outros partidos da frente ampla”, concluiu.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.