Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Santa, morte e ressurreição de Cristo

Para os cristãos, o período celebra o martírio de Jesus Cristo e a Sua vitória sobre a morte

29/03/2024 às 08h54

29/03/2024 às 08h54

Em 2024, a Semana Santa acontece de 24 a 31 de março, época de reunir a família, ter uma ceia farta, seguir alguns ritos, como não ingerir carne vermelha às sextas-feiras e ovos de Páscoa. Entretanto, a Semana Santa inicia bem antes disso, ainda na Quaresma, e vai além dessas práticas. Afinal, cada dia tem seu significado e a data possui símbolos típicos.

O padre José Nery, vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina, explica que, para os cristãos católicos e fieis ao batismo, a Semana Santa celebra a vida de um Deus que doou seu próprio filho para salvar a humanidade, tendo início no Domingo de Ramos e seguindo até o Domingo de Páscoa.

“Nesta semana, acompanhamos o mistério da morte e ressurreição do Senhor, passo a passo, vivendo aquilo que Ele viveu. Não é apenas um mero preceito que precisa ser cumprido, mas, sim, como devemos nos colocar, de tal forma que, verdadeiramente, atualizamos todo esse ministério em nossa vida. A Quaresma corresponde a 40 dias, finalizando na Quinta-feira Santa, quando se abre o Tríade Pascal, que são três dias de preparação para a ressurreição do Senhor. No Domingo de Ramos é aberta da celebração da Semana Santa, que segue até o Sábado Santo (Sábado de Aleluia)”, ressalta o padre.

padre José Nery, vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Dores - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
padre José Nery, vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Dores

O Tríade Pascal

A Semana Santa é um período sagrado para os cristãos, pois, além de relembrar as ações e refletir sobre as mensagens de Jesus Cristo, os religiosos também celebram o chamado Tríduo Pascal, que significada a salvação humana e a renovação da vida e a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. O Tríduo Pascal inicia na Quinta-feira Santa e termina no Domingo de Páscoa, fazendo uma ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa.

Foi nessa ocasião, que Jesus instituiu a Eucaristia, o sacramento que une cada pessoa a Ele de maneira única, e também momento em que Jesus deixou o exemplo do serviço ao lavar os pés dos apóstolos. “[Na Quinta-feira] é quando renovamos o gesto que Jesus deixou, de lavar os pés uns dos outros. Isso, para nós, é servir, acolher, amar e viver a integridade do mistério de Cristo em nós: quando nos abaixamos, nos igualamos; quando lavamos, queremos restituir sua dignidade e, quando beijamos, queremos que seja igual a nós aquele quem servimos”, explica o padre José Nery, vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Já a Sexta-feira Santa, 29 de março, é um dia de profundo recolhimento e contemplação da Paixão e Morte de Jesus na cruz. Por meio da liturgia da Paixão, às 15h, os fiéis são convidados a meditar sobre o sacrifício supremo de amor que Ele ofereceu por toda a humanidade. Em seguida, os fiéis serão conduzidos em caminhada pelas principais vias do centro da cidade durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, fazendo memória ao cortejo e sepultamento de Jesus. “Neste dia que vemos o Senhor açoitado, interrogado e escarnecido. É na Sexta-feira que nosso ego e nossa vaidade são reduzidos a um Deus que, na cruz, morreu por nós”, sacerdote.

O Sábado Santo (de Aleluia), 30 de março, é o dia do silêncio. Durante a Vigília Pascal, os cristãos aguardam em expectativa a celebração da ressurreição. Às 21h, o povo se reúne para a benção fogo, onde o Círio Pascal é aceso representando Jesus como a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte. Neste momento proclama-se a vitória da Luz sobre as trevas e renovam-se as promessas batismais, mergulhando os fiéis na alegria da ressurreição de Cristo. “Ainda não é dia de sair em festa, assim como a Semana Santa não é feriado, mas sim um preceito que devemos salvaguardar em virtude daquele que nos mantém a vida. Isso é doutrina, não tradição. Quando vemos a doutrina da nossa igreja, devemos respeitar”, cita o padre José Nery.

No Domingo, 31 de março, é realizada a Missa da Páscoa do Senhor, domingo da Ressurreição, onde será celebrado o dia que o Senhor ressurgiu para nos salvar. Às 14h, na Igreja de São Benedito, será celebrado o ‘Teresina Ressuscita com Cristo’, seguindo em procissão luminosa até a Potycabana, encerrando com a santa eucaristia

Semana Santa, morte e ressurreição de Cristo - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Semana Santa, morte e ressurreição de Cristo

Uma semana de significados na tradição cristã

  • Domingo de Ramo

Entrada do Messias na cidade de Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica;

  • Segunda-feira

Dia em que Maria ungiu Jesus;

  • Terça-feira:
  • Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro;
  • Quarta-feira

O dia lembra os fiéis que a escuridão vai descer sobre a Terra com a morte de Jesus;

  • Quinta-feira

Relembra a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos;

  • Sexta-feira

Dia da crucificação de Jesus;

  • Sábado de Aleluia

Dia de oração e jejum. É quando os cristãos choram e lamentam a morte de Cristo;

  • Domingo de Páscoa

Dia da ressuscitação de Jesus, quando são celebradas a esperança e a vida eterna

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.