Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sindicato dos motoristas denuncia ação de ‘lanceiros’ em ônibus no Centro de Teresina

No início do mês, um veículo foi apedrejado após um motorista denunciar uma tentativa de furto.

20/06/2023 às 13h01

27/09/2023 às 23h47

Motoristas e cobradores de ônibus que passam pelo Centro de Teresina estão denunciando as ameaças e agressões sofridas durante as ações de criminosos nos pontos de ônibus da capital. Em entrevista ao programa Comando Geral, da O Dia TV, nesta terça-feira (20), o presidente do sindicato dos motoristas, Antônio Cardoso, cobrou mais segurança para os trabalhadores e usuários do transporte público.

Lanceiro quebra para-brisa após motorista denunciar furto - (Divulgação Sintetro) Divulgação Sintetro
Lanceiro quebra para-brisa após motorista denunciar furto

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) informou por meio de nota que enviou equipes para reforçar a ostensividade, com rondas de viaturas e motocicletas, para coibir práticas criminosas nos locais citados. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem

“Antes esses ‘lanceiros’ não ameaçavam as pessoas, mas agora quem tenta denunciar é coagido ou até mesmo agredido, inclusive motoristas e cobradores. Eles vão para a porta do ônibus e atrasam o embarque dos passageiros fazendo falsas perguntas para gerar aquela aglomeração”, explicou o presidente do Sintetro.

Presidente do sindicato dos motoristas, Antônio Cardoso - ( Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Presidente do sindicato dos motoristas, Antônio Cardoso

Geralmente agindo em grupo, os criminosos aproveitam a distração dos passageiros para furtar celulares e outros objetos de valor sem que a vítima perceba. A ação é rápida e dificilmente é notada por quem está sendo furtado. Ainda de acordo com Antônio Cardoso, ação dos lanceiros já foi registrada na Praça da Bandeira, Praça João Luís Ferreira, Praça Saraiva e em alguns pontos na Avenida Frei Serafim.

Lanceiro quebrou o para-brisa após motorista denunciar furto

No dia 14 de junho, o para-brisa de um ônibus foi quebrado após um lanceiro atirar uma pedra na direção do motorista, que havia denunciado uma tentativa de furto contra uma passageira. O fato foi presenciado por um agente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) que trabalhava no local. O motorista se deslocou à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

“O prejudicado é sempre a população, que vai ter menos ônibus à disposição. Nesse caso, o motorista não vai pagar o prejuízo. Mas é um absurdo um trabalhador ter que pagar os danos ao veículo e ser duplamente penalizado”, disse.

Confira a íntegra da nota:

Nota à imprensa

A Polícia Militar do Piauí informa que enviou equipes para reforçar a ostensividade, com rondas de viaturas e motocicletas, com o objetivo de coibir práticas criminosas no local, priorizando pontos com solicitações mais recorrentes.

Informa ainda que, além do telefone 190, podem acionar a Polícia Militar por meio do número dos telefones celulares embarcados, que podem ser verificados no site da PMPI.

Teresina, 20 de junho de 2023.

José Avelá Pereira Costa - Cel PM - Diretor de Comunicação Social da PMPI

Mais sobre: