Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sistema O Dia conquista primeiro lugar em três categorias no concurso de reportagem do MPPI

Com o tema “MPPI por todo o Piauí”, concurso premiou reportagens produzidas pela O Dia TV, Jornal O Dia e pelo Portal O Dia.

13/12/2023 às 13h33

Nesta quarta-feira (13), foi realizada a premiação do 8º Prêmio MPPI de Jornalismo. E o Sistema O Dia foi o grande vencedor em três das quatro categorias do concurso. As reportagens da O Dia TV, Jornal O Dia e Portal O Dia ficaram em primeiro lugar nas categorias TV, Jornal Impresso e Webjornalismo. Ao todo, seis jornalistas do Sistema foram premiados no concurso.

Jornalistas do Sistema O Dia vencem concurso de reportagem do MPPI. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Jornalistas do Sistema O Dia vencem concurso de reportagem do MPPI.

Na categoria TV, receberam o prêmio a repórter Joelma Abreu e a produtora de TV Josy Fernandes (“Reportagem: Ministério Público e o Direito do Surdo”); já na categoria Jornal Impresso, os repórteres Emelly Alves e Jorge Machado conquistaram o primeiro lugar (Reportagem: “Por um Piauí mais limpo: A luta pelo fim dos lixões à céu aberto”). 

O Dia TV ficou em primeiro na categoria TV. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
O Dia TV ficou em primeiro na categoria TV.

E no webjornalismo, Maria Clara Estrêla e Nathalia Amaral foram as vencedoras (Reportagem: “Reconstruindo vínculos: O diálogo como chave para a reparação familiar”). A O Dia TV ainda conquistou o 3º lugar com a reportagem de Raimundo Lima, com produção de Jéssica Sales (Ministério Público na atuação dos direitos da Pessoa com Deficiência).

Portal O Dia e Jornal O Dia conquistaram primeiras posições nas categorias Webjornalismo e Jornal Impresso. - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Portal O Dia e Jornal O Dia conquistaram primeiras posições nas categorias Webjornalismo e Jornal Impresso.

Os jornalistas vencedores comemoraram o resultado e afirmaram que o Sistema O Dia de Comunicação já possui tradição em conquistar prêmios de reportagem.

Acho que o trabalho em equipe foi essencial para a gente chegar aqui. Sem a colaboração de todos, editor, produtor, eu não chegaria aqui e não estaria representando a minha equipe. Então, o trabalho em equipe e o olhar do jornalista para um tema que muitas vezes está escondido, um tema que não é relatado. E esse olhar, essa sensibilidade que a comunicação todos os dias pede da gente. Acho que foram essas duas coisas. O trabalho em equipe e a sensibilidade.

Joelma AbreuRepórter da O Dia TV

A equipe da O DIA TV decidiu focar nos desafios que a comunidade surda enfrenta para ter os seus direitos garantidos. Para isso, destacaram a atuação da Promotoria da Pessoa com Deficiência, coordenada pela promotora Marlúcia Evaristo.

"Incentivado pelos colegas do Sistema O Dia, que já eram acostumados a participar e a ganhar várias premiações, eu me senti motivada e pela primeira vez participei de uma pauta que é muito especial para mim, que é muito importante para a comunidade surda. Então, foi mais um incentivo trabalhar esse tema e com uma equipe que se dedicou com muito carinho, com muita responsabilidade", disse a produtora de TV, Josy Fernandes.

Os repórteres Jorge Machado e Emelly Alves destacaram no trabalho vencedor da categoria Jornal Impresso o projeto "Por um Piauí mais limpo", desenvolvido pelo Ministério Público do Piauí, que trata sobre questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos no estado do Piauí.

A gente decidiu falar sobre os lixões para trazer algo diferente para a reportagem e tratar sobre esse problema que a gente tem aqui no Piauí e no Brasil de modo geral. Achei que é um projeto bem diferente, que precisa de mais visibilidade, muita gente não sabe que os lixões são um problema pra nossa sociedade, eu acho que é interessante a gente destacar o nosso papel enquanto cidadão pra pôr fim a esse problema 

Emelly AlvesRepórter de O Dia, vencedora na categoria Jornal Impresso

Para apurar as informações para a reportagem, os jornalistas visitaram o Aterro Controlado de Teresina e o Aterro Sanitário do município de Altos, e entrevistaram ambientalistas, comunidades que trabalham com reciclagem e o próprio Ministério Público.

"Neste ano, a gente trabalhou a situação dos lixões à céu aberto, uma temática muito mais complexa que envolve a sociedade, as autoridades, de uma maneira geral, para identificar esses locais. E também sobre o que nós produzimos, sobre repensarmos o lixo e onde a gente coloca esse lixo, e o que está fazendo com esse lixo. É o meu primeiro prêmio - conquistando o primeiro lugar - e eu acho também importante para que outras pessoas também alcancem esses mesmos objetivos", comentou Jorge Machado, também vencedor da categoria Jornal Impresso.

Na reportagem ganhadora do prêmio de webjornalismo, as jornalistas Nathalia Amaral e Maria Clara Estrêla abordaram a reconstrução de vínculos entre adolescentes abrigados e seus familiares a partir do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas do Ministério Público do Estado do Piauí (NUPAR), coordenador pela promotora Cynara Barbosa.

No Prêmio do MPPI a gente sempre traz sempre um tema sensível. E este ano, abordamos a questão dos menores que são retirados do convívio familiar por alguma situação difícil, algum conflito com a família. A gente foca nas pessoas, esse é o nosso diferencial

Nathalia AmaralRepórter vencedora na categoria Webjornalismo

Segundo a repórter Maria Clara Estrêla, este é o oitavo prêmio que ela ganha em parceria com a chefe de reportagem Nathalia Amaral. Somente no prêmio de jornalismo do MPPI, é o terceiro troféu em primeiro lugar.

"A feitura do nosso texto, dividimos meio a meio. Cada uma na escrita tem suas potencialidades. A Nathalia diz que eu trabalho muito aquele 'floreio', a beleza do texto. Já ela é do factual, dos dados, dos números. A leveza do texto de uma, com o peso do texto da outra", destacou Maria Clara Estrêla.

Maria Clara Estrêla, vencedora do concurso na categoria Webjornalismo. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Maria Clara Estrêla, vencedora do concurso na categoria Webjornalismo.

Concurso deste ano destacou ações que “transformam realidades”

O tema deste ano foi “MPPI por todo o Piauí: ações que transformam realidades”. As produções jornalísticas inscritas deram destaque à atuação do Ministério Público do Piauí, com ênfase nos resultados para a sociedade e os cidadãos, abordando atividades que tenham alcance em diversas regiões do estado, por meio do trabalho integrado e coordenado entre órgãos e/ou unidades da instituição.

Jornalista do Portal O Dia ganharam o 1º lugar na categoria Webjornalismo. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Jornalista do Portal O Dia ganharam o 1º lugar na categoria Webjornalismo.

Confira as reportagens vencedoras:

Categoria TV: Ministério Público e o Direito do Surdo

Categoria Jornal Impresso: Por um Piauí mais limpo: A luta pelo fim dos lixões à céu aberto

Categoria Portal: Reconstruindo vínculos: O diálogo como chave para a reparação familiar