A expressão ‘Corpus Christi’ vem do Latim e quer dizer ‘Corpo de Cristo. A solenidade de Corpus Christi é um importante dia litúrgico para a comunidade católica brasileira e acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa. A data, celebrada no dia 30 de maio, convida os fiéis a refletir e celebrar o profundo mistério da Eucaristia e da partilha. Para celebrar este dia, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa Solene às 16h, no Patamar da Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. Em seguida a tradicional Procissão Eucarística segue nas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.
Leia também:
Corpus Christi: saiba o que abre e fecha em Teresina no feriado
Dia de Corpus Christi é feriado em algumas cidades; veja quais
O pároco da Catedral, Padre Klebert Viana, explica que a festa de Corpus Christi pede aos cristãos uma união com o Santíssimo Corpo e o Precioso Sangue Jesus. Essa unidade pode ser espiritualmente ao receber comunhão e depois no seu prolongamento no dia a dia. “A pessoa se confessa, faz suas orações, visita o Santíssimo e se prepara interiormente para aquele dia. Cada pessoa encontra seu horário para fazer a visita ao Santíssimo, seu tempo e seu confessor. O importante é que cada um esteja preparado para a celebração, dentro da espiritualidade própria da Eucaristia, sendo a nossa união com Cristo pelo seu Corpo e Sangue”, ressalta.
A história dessa celebração remonta ao século XIII, quando o sacerdote Pedro de Praga, em busca de fortalecer sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, testemunhou um milagre: a sagrada hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal. Este evento extraordinário levou o Papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, como uma solenidade pública para toda a Igreja. Desde então, essa celebração tornou-se uma manifestação pública de fé no Santíssimo Sacramento, demonstrando amor e devoção ao Corpo e Sangue do Senhor.
Serragem e materiais coloridos na confecção dos tapetes
O Corpus Christi é uma festa litúrgica onde a igreja e os fiéis manifestam sua fé na presença real de Jesus na eucarística, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. É nessa celebração também que são confeccionados os tapetes de Corpus Christi. O costume de produzir os tapetes coloridos no caminho por onde passa a procissão começou em Portugal. A tradição chegou ao Brasil com os colonizadores e é realizada pelos fiéis até hoje.
“Os desenhos reproduzidos nos tapetes representam passagens da Bíblia, objetos e símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo. Em geral, eles são feitos com serragem, sal, flores, areia, pó de café, milho, palha de arroz e outros materiais coloridos confeccionados por fiéis de diversas paróquias, e são montados na noite anterior da solenidade de Corpus Christi”, explica João Paulo, coordenador paroquial dos coroinhas na Paróquia São Paulo, Forania Norte I, da Arquidiocese de Teresina. Para este ano, a festa terá como tema "Celebrando a fé, vivendo a Iniciação à Vida Cristã", onde os símbolos que serão colocados nos tapetes estão relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC), um projeto arquidiocesano liderado pelo arcebispo metropolitano. O Padre Klebert Viana recorda a importância da confecção dos tradicionais tapetes, que são uma expressão concreta da fé dos fiéis, já que representam a acolhida do Santíssimo Sacramento e a preparação do caminho por onde passará a procissão.
“É um gesto de amor e respeito a Jesus Eucarístico. A confecção dos tapetes é também uma oportunidade para a comunidade se unir em torno de um propósito comum, trabalhando juntos para criar algo belo em honra ao Senhor. Cada material utilizado é uma forma de oferecer o melhor que temos ao nosso Deus, e a criatividade e o empenho de cada um refletem a diversidade de dons e talentos presentes na nossa comunidade, todos voltados para a glorificação de Cristo Eucarístico”, frisa.
A estimativa é que a metragem dos tapetes chegue a 1.580 metros este ano, que devem ser confeccionados ao longo de todo o percurso. A reunião para confecção dos tapetes está marcada a noite da quarta-feira (29), às 19h, na Igreja São Benedito, onde será realizado um momento de exposição do Santíssimo Sacramento para Adoração. Em seguida, às 20h, iniciará a confecção dos tapetes.
“Cada paróquia ficou responsável por um trecho e cada temática será transformada em arte e que serão abor- dadas dentro do Missal Romano. Enquanto as pessoas estarão montando os tapetes, o santíssimo passará por onde essas pessoas estão, e a procissão com o santíssimo será após a adoração, que acontece na Igreja São Benedito, saindo em procissão até a Igreja Catedral, que fica na Praça Saraiva”, explica o Padre Valdiano Araújo, da capela de Nossa Senhora das Graças (Capela do HGV).
O pároco enfatiza que os tapetes representam um momento terapêutico para muitos daqueles que os confeccionam. “Algumas pessoas fazem os tapetes rezando o terço, ou o fazem após terminar os trabalhos e vão se conhecendo melhor, as paróquias vão interagindo umas com as outras, então é um verdadeiro exemplo de diocesaneidade. Ajuda também a combater o estresse, a ansiedade e a depressão, pois enquanto as pessoas estão ali produzindo, isso vai ajudando-as a ter um foco e que as coisas negativas não permaneçam em suas mentes”, complementa o Padre Valdiano Araújo.
Ruas e temas dos tapetes do Missal Romano
1- Praça Saraiva - Resumo de todo o conteúdo: Catedral, Forania Centro e EJC Norte;
2 - Felix Pacheco - Advento: Paróquia São Paulo e Real Copagre;
3 - Rui Barbosa - Natal: Paróquia Menino Jesus de Praga (Saci);
4 - Rui Barbosa - Quaresma: Comunidade Católica Ore;
5 - Rui Barbosa - Tríduo Pascal: Nossa Senhora de Lourdes;
6 - José dos Santos e Silva - Tempo Pascal: Paróquia São José Operário. (Vila Operária);
7 - José dos Santos e Silva - Tempo Comum (Parte 1): Paróquia N.S. Carmo (Santa Maria da Codipi) e Paróquia N. S. Guadalupe (Pedra Mole);
8 - José dos Santos e Silva - Tempo Comum (Parte 2): Comunidade Católica Resposta e Paróquia Santa Luzia (Promorar);
9 - José dos Santos E Silva - Ordinário da Missa: Fazenda da Paz;
10 - David Caldas - Próprio dos Santos: Fraternidade Maria Mãe de Deus;
11 - David Caldas - Missas dos Comuns: Fraternidade o Caminho;
12 - David Caldas - Missas Rituais: Paróquia N.S. Imaculada Conceição (Morada Nova);
13 - David Caldas - Missas Votivas: Diaconia Santa Teresa D'ávila;
14 - David Caldas - Missas para diversas necessidades: Seminário e Paróquia São Francisco (Dirceu I);
15 - Antonino Freire - Missas pelos fiéis defuntos: Paróquia N. S. da Vitória (Planalto Uruguai);
16 - Antonino Freire - Resumo de todo o conteúdo: Santuário N.S. Paz (Vila Da Paz).
Programação da Arquidiocese de Teresina na Catedral Metropolitana
Quarta-feira - 29 de maio
Véspera da Grande Festa de Corpus Christi (Programação específica na Sé Catedral)
19h - Concentração dos Servos dos Tapete e Envio na Igreja de São Benedito;
20h - Exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja de São Benedito;
20h15 - Início da Montagem dos Tapetes nas Ruas do Centro de Teresina;
20h30 - Translado do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Benedito até a Catedral;
21h30 - Recepção do Santíssimo Sacramento seguida de Vigília Eucarística na Catedral de N. Sra das Dores, conduzida pela juventude até 00h;
00h - Bênção do Santíssimo Sacramento e Repique dos Sinos da Catedral de N. Sra das Dores;
Quinta-feira - 30 de maio
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue De Cristo - Corpus Christi
05h30 - Repique dos Sinos da Igreja Catedral;
06h - Alvorada Festiva e Café da Manhã partilhado;
07h - Laudes Solene do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo;
09h - Missa Solene seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até o meio-dia com Bênção Eucarística;
12h - Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento (Urbi et Eclesia) sobre a cidade e a Igreja, com Repique dos Sinos das 3 Igrejas do Centro de Teresina;
13h - Abertura dos Portões da Praça Saraiva;
15h - Início das Apresentações Culturais;
16h - Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, seguida de Procissão Eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito;
18h - Louvores e Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja de São Benedito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.