Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão

Capital estará sob os efeitos da Zona de Convergência Intertropical pelas próximas 72 horas. Inmet emitiu dois alertas de perigo de chuva.

19/02/2024 às 08h40

O tempo ameno com céu nublado deve durar pelo menos por mais esta semana em Teresina. É isso o que aponta a precisão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicada nesta segunda (19). A capital piauiense deverá ter chuva em todos os dias da semana com temperaturas variando entre 24°C e 32°C.

Para esta segunda-feira (19), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a manhã. À tarde, o céu permanece com muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, com trovoadas isoladas. À noite pode haver chuva novamente com trovoadas isoladas. A temperatura varia entre 25°C e 32 °C.

Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão

Já amanhã (20), a previsão é de manhã com céu encoberto e chuva isolada. À tarde pode haver pancadas de chuva isoladas e à noite, a chuva deve continuar com ocorrência de vento intenso. A temperatura varia entre a mínima de 24°C e a máxima de 31°C.

Na quarta (21) e na quinta-feira (22), o céu em Teresina permanece com muitas nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. A temperatura fica entre 24°C e 30°C. Na sexta-feira (23), o céu fica encoberto e podem haver pancadas de chuva, especialmente à noite. A temperatura fica entre 24°C e 31°C.

Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão

Teresina registrou mais de 80 milímetros de chuva na zona Leste

Desde ontem à noite que chove em Teresina e a zona Leste foi a que mais registrou volume acumulado de precipitação. As medições das estações apontam que nesta região choveu 80,6 milímetros no intervalo de 12 horas. A região Sudeste teve um acumulado de 64,8 milímetros e na região Sul, o acumulado foi de 53 milímetros.

O volume acumulado de precipitação foi categorizado pelos especialistas como bastante intenso e extremo. Vídeos encaminhados ao Portalodia.com por moradores mostram ruas do bairro Satélite completamente tomadas pela água. Na zona Sul, um dos principais pontos de alagamento foi identificado no Residencial Torquato Neto. As imagens mostram a força da correnteza que se formou nas ruas e veículos parados com dificuldade de passar.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Essa chuva intensa é resultado da chegada da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ela deve atuar sobre Teresina pelas próximas 72 horas, conforme explica o climatologista Werton Costa. Ele faz um apelo à população da capital para ter atenção redobrada quanto aos avisos de mau tempo, sobretudo porque a cidade encontra-se na zona de dois alertas emitidos pelo Inmet.

Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Teresina deve ter chuva durante todos os dias da semana; veja previsão

O primeiro deles é o de alerta amarelo de Perigo Potencial de chuva intensa. Por meio dele, o Inmet aponta risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ocorrência de ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. O segundo alerta é o laranja, de Perigo de Temporal. Este prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

“Teresina recebeu e deve receber ainda um volume de precipitação bastante intenso. O de ontem nós podemos categorizar como extremo em função do grau de transtorno que provocou com alagamentos em ruas e em áreas que já são tradicionais em face das deficiências de drenagem urbana. Temos aviso meteorológico em vigência para a cidade e todo o cuidado deve ser tomado pela população ao transitar pelas áreas de risco”, finaliza Werton Costa.