A capital do Piauí é tradicionalmente conhecida pelo slogan de “Cidade Verde” dada à intensa cobertura vegetal que a região possuía, mas que, ao longo do tempo, foi dando lugar ao concreto e ao asfalto. Apesar da diminuição de sua cobertura vegetal, o título dado à cidade nunca deixou de ser usado por quem vive aqui e por quem é apresentado à capital. E este título de Cidade Verde foi mais uma vez validado.

Teresina aparece na lista produzida pela ONU das Cidades Verdes do Mundo. A capital do Piauí está entre os 34 municípios brasileiros que integram o seleto grupo e receberá um selo de reconhecimento que dado às cidades que adotam práticas eficazes para a valorização do papel das árvores em benefício da comunidade.
As cidades que fazem parte da lista são escolhidas ao redor do mundo. O selo entregue pela ONU reconhece as localidades que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas, além de valorizarem o papel das árvores para promover a qualidade de vida da população. Além de Teresina, também integram a lista das Cidades Verdes do Mundo outras capitais no Brasil como Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa, Recife, São Paulo, Campo Grande e Porto Alegre.
Confira abaixo a lista das 34 cidades brasileiras que integram o grupo das Cidades Verdes do Mundo, segundo a ONU:
- Arapiraca (AL)
- Belo Horizonte (MG)
- Cabedelo (PB)
- Campina Grande (PB)
- Campo Grande (MS)
- Cianorte (PR)
- Cordeirópolis (SP)
- Cubatão (SP)
- Goiânia (GO)
- Guarujá (SP)
- Hortolândia (SP)
- Itapipoca (CE)
- Ivaiporã (PR)
- João Pessoa (PB)
- Juiz de Fora (MG)
- Lorena (SP)
- Marialva (PR)
- Mori Mirim (SP)
- Monte Alto (SP)
- Niterói (RJ)
- Nova Friburgo (RJ)
- Paranaguá (PR)
- Pinhais (PR)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio Claro (SP)
- Rio Grande (RS)
- São Carlos (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Paulo (SP)
- Taubaté (SP)
- Teresina (PI)
- Três Lagoas (MS)
O título de “Cidade Verde” foi dado a Teresina pelo jornalista e escritor maranhense Coelho Neto em 1899, quando esteve em visita à capital piauiense, deslumbrando-se com a exuberância da arborização em toda sua extensão. O poeta fez questão de percorrer as ruas da cidade, anotando detalhes do que se descortinava à sua frente: ruas, praças e quintais chegavam a ele como uma imensa aquarela, em comparação com outras capitais.
Teresina também foi uma das primeiras cidades brasileiras a implementar políticas de arborização urbana de forma sintética. Entre as árvores consideradas símbolos da capital piauiense estão os ipês, as mangueiras e os oitizeiros.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.