Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina passa ter um Fórum de Mudança do Clima e Biodiversidade

Grupo terá finalidade de elaborar proposta de cooperação técnica entre instituições para o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas na capital.

14/11/2024 às 13h00

Teresina agora tem um Fórum de Mudança do Clima e Biodiversidade com a finalidade de monitorar os efeitos adversos das mudanças climáticas. O grupo foi instituído mediante decreto assinado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD) e publicado ontem (13) no Diário Oficial de Teresina. A criação do fórum se deu em razão dos alertas sobre possíveis enchentes nos rio Poti e Parnaíba, efeito das mudanças climáticas na capital.

De acordo com o decreto, o Fórum será instituído no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) para elaborar propostas de cooperação técnica entre instituições para o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas em Teresina. Entre a atribuições do grupo está a formulação de propostas de promoção de ações de monitoramento aos efeitos adversos das mudanças climáticas para Teresina.

Teresina passa ter um Fórum de Mudança do Clima e Biodiversidade - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Teresina passa ter um Fórum de Mudança do Clima e Biodiversidade

O Fórum da Mudança do Clima e Biodiversidade de Teresina será composto por representantes de órgãos da Administração Municipal, Estadual e Federal, direta e indireta, além de entidades não-governamentais. Terão representantes no Fórum os seguintes órgãos municipais: Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Educação (Semec), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Planejamento (Semplan), Câmara Municipal de Teresina.

Já os órgãos externos que farão parte do grupo são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Serviço Geológico do Brasil, Ministério Público do Piauí, Ministério Público Federal, Ibama, UFPI, Uespi, Ifpi, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI), Conselho Regional de Química, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), Águas de Teresina e Equatorial Piauí.

As reuniões do Fórum acontecerão conforme calendário a ser definido pela Secretaria Municipal de Planejamento, em caráter ordinário, ou mediante convocação, em caráter extraordinário.

Teresina passa ter um Fórum de Mudança do Clima e Biodiversidade - (Reprodução/Werton Costa) Reprodução/Werton Costa
Teresina passa ter um Fórum de Mudança do Clima e Biodiversidade

Temperatura média da capital subiu quase 1,5°C em 30 anos

O Painel de Mudança Climática, produzido pela Universidade de Reading, no Reino Unido, revelou um dado preocupante para quem vive em Teresina. A capital piauiense ficou 1,5°C mais quente nos últimos 30 anos e esse aumento da temperatura torna a cidade mais propícia à ocorrência de eventos climáticos extremos.

Rafael Marques, mestre em Estudos Regionais Geoambientais, explica que quanto mais quente a superfície fica, maior a chance de ocorrerem desastres naturais e socioambientais. O aumento da temperatura da superfície em Teresina deve, segundo ele, acender um alerta no poder público e na sociedade, porque mais do que nunca são necessárias ações mais eficazes de contenção.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.