O sistema de transporte público de Teresina deverá funcionar a partir desta terça-feira (9) com o acréscimo de 20 ônibus. Isso é o que determinou a ordem de serviço emitida Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para as empresas que operam os consórcios das várias zonas da cidade.
O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, explicou que a inclusão dos novos ônibus faz parte do último acordo celebrado entre a Prefeitura de as empresas operadoras do sistema. Com a medida, a frota em circulação chegará a 260 veículos nas zonas Sul, Norte, Leste e Sudeste. A Strans afirmou que no mês de abril também foram incluídos mais 20 ônibus.
“Conforme acordado com as empresas dos consórcios, estamos determinando o acréscimo nas linhas de ônibus que apresentam maior necessidade de incremento na frota, principalmente nos horários de pico, para assim atender melhor os usuários, reduzir o tempo de espera nas paradas e intervalos entre os ônibus e assim o passageiro ter um serviço com mais qualidade e a garantia que o ônibus vai passar conforme o horário determinado pela Strans”, disse Bruno Pessoa.
A inclusão de novos ônibus na frota foi um dos pontos do acordo assinado no mês de março e que acabou com a greve dos trabalhadores do transporte coletivo, que ficaram 12 dias parados. Segundo os termos do acordo, deverão ser acrescentados 80 veículos até a frota alcançar 300 ônibus no mês de agosto.
ZONA NORTE
A ordem de serviço desta segunda (8) também determina o retorno de três linhas da zona Norte, Leste e Sul que estavam inoperantes desde o agravamento do impasse entre empresários, prefeitura e trabalhadores do sistema.
- Zona Norte, linha 105 – Monte Verde/Shopping/Jacinta Andrade;
- Zona Leste, linha 518 – Pedra Mole/Shopping/Praça João Luís Ferreira;
- Zona Sul, linha 716 – Teresina Sul/Promorar/Barão.