O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou a reativação da usina de asfalto da prefeitura, que estava paralisada e agora volta a operar com capacidade total. Segundo o gestor, a medida permitirá ampliar os serviços de tapa-buracos e pavimentação em toda a cidade, além de oferecer asfalto à concessionária Águas de Teresina para corrigir valas abertas de forma inadequada.
“O Vicente [presidente da Eturb] e a Camila, que é uma engenheira responsável aqui pelo parque, eles conseguiram recuperar rapidamente a usina. Já está em produção, realizando o tapa-buracos em algumas avenidas principais, fazendo mais asfalto. Vamos ter asfalto muito mais do que a necessidade da cidade. Aqui tem uma capacidade de 120 toneladas por dia, então está muito mais de fazer tapa-buraco e fazer asfalto nas ruas onde não possui, e por um preço mais barato”, disse.
A usina será fundamental também para corrigir problemas gerados por obras realizadas pela concessionária Águas de Teresina, como explicou o prefeito.
“O Vicente, que é o presidente da ETURB, depois de uma reunião onde a Águas de Teresina concordou em fazer o reparo de todas as valas malfeitas e em obra recuperadas da extensão da rede, e é preciso entender que é importante a expansão, mas a empresa contratada pela concessionária não executou o serviço de forma adequada”, destacou.
A engenheira civil Camila Sabóia, coordenadora de asfalto da capital, destacou que nesse período chuvoso a prioridade será a operação tapa-buracos, mas posteriormente a gestão dará seguimento aos serviços de pavimentação da cidade.
“A prioridade que foi nos passado nesse primeiro momento é a gente fazer a operação tapa-buraco, porque é primordial para que a cidade tenha fluxo dos veículos. Em segundo momento a gente vai voltar o asfaltamento das vias executado pela própria prefeitura. Atualmente ele estava sendo executado por empresas terceirizadas e a ideia é que a gente retome a produção para atender essas demandas”, explicou.
Visitas a obras da Águas de Teresina
Equipes da prefeitura estão percorrendo as ruas da cidade para mapear locais que necessitam de reparos. O prefeito enfatizou a importância de oferecer o asfalto produzido pela prefeitura a um custo reduzido para a concessionária, mas destacou que a prioridade é garantir que as valas não causem acidentes.
“Temos dez equipes percorrendo a cidade, verificando onde merece ser reparado, naturalmente oferecer o asfalto da prefeitura para a Águas de Teresina por um preço mais barato do que eles estão pagando e a gente fazer por etapas, mas contanto que nenhuma vala malfeita causa acidente nas cidades”, concluiu.