Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vai curtir o Corso de Teresina? Veja dicas de segurança

Deve-se evitar objetos de valor e que fiquem à mostra, como celulares, carteira, colar, pulseiras e anéis.

02/02/2024 às 10h30

Os foliões já se preparam para curtir o Corso 2024, que acontece neste sábado (03), na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina. Para garantir a segurança dos foliões, mais de mil policiais irão atuar no evento em diversas modalidades - terrestre, aéreo e fluvial -. O evento está previsto para ocorrer das 17h às 23h. 

E para garantir a diversão do início ao fim, os foliões devem ficar atentos a algumas dicas de segurança. Segundo o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), da Polícia Militar do Piauí, coronel Jacks Galvão, a primeira recomendação é levar apenas itens estritamente necessários. Desse modo, deve-se evitar objetos de valor e fiquem à mostra, como celulares, carteira, colar, pulseiras e anéis. 

Veja dicas de segurança para o Corso 2024 - (Arquivo ODIA) Arquivo ODIA
Veja dicas de segurança para o Corso 2024

“Nós fizemos um planejamento para que o folião que for ao Corso de 2024 possa fazer isso com tranquilidade, com segurança, mas a população precisa nos ajudar, levando somente o material necessário. É preciso ter cuidado, principalmente, com pochete ou com o celular no bolso, para que isso possa dificultar a ação de lanceiros. Teremos vários policiais infiltrados, agindo à paisana e fazendo o reconhecimento de criminosos que queiram atentar contra o cidadão, mas é importante que a população colabore com a gente nesse sentido”, pontua o coronel.

Para os foliões que vão ao Corso 2024 em seus veículos próprios e estacionaram em vias próximas ao local do evento, a orientação é não deixar objetos de valor dentro dos automóveis. A dica do chefe do DGO é utilizar carros de aplicativo para ir e voltar do corso. “Se possível, utilizem os veículos por aplicativos, táxis ou mototáxis. Teremos um local para que esses motoristas pararem o mais próximo possível do local do evento”, destaca.

Coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGC), da Polícia Militar do Piauí - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGC), da Polícia Militar do Piauí

Cuidados com as crianças

Os pais que desejam levar seus filhos ao Corso 2024 devem redobrar a atenção. Uma dica do coronel Jacks Galvão é colocar uma pulseira ou colar de identificação com o nome e telefone do responsável na criança. Além disso, é importante manter os pequenos sempre por perto, evitando que eles fiquem próximos à rua, uma vez que haverá a passagem dos caminhões e trios elétricos na avenida.

“É importante que os pais tenham muito cuidado com suas crianças, que estejam sempre de olho ou com a pessoa cuidando. A avenida estará bastante movimentada, tanto com os caminhões ou com uma viatura, ou ambulância, então é ter a sua criança sempre perto. Se puder, identifique com uma pulseirinha, com o nome e o celular do responsável, de forma que, se ocorrer algo, o que não queremos que ocorra, isso possa facilitar a localização e o encontro da criança com os pais ou responsáveis”, reforça. 

Veja dicas de segurança para o Corso 2024 - (Arquivo ODIA) Arquivo ODIA
Veja dicas de segurança para o Corso 2024

Outras orientações

Uma dica muito importante, e que os foliões devem ficar atentos, é com relação à entrada de garrafas de vidro no corredor da folia. Policiais estarão no local evitando que os brincantes entrem na avenida com garrafas de bebidas alcoólicas. A medida visa garantir a segurança dos presentes no evento. 

“Uma coisa que a gente tem dito sempre é não levar garrafa de vidro, e não levar caixa de som, até porque tem toda a estrutura da produção do evento, com vários palcos, além do trio elétrico que vai passar por volta das 21 horas”, complementa.

Sobre o consumo de bebida alcoólica, o coronel Jacks Galvão recomenda que os foliões façam uso com moderação e responsabilidade, de modo a garantir que a festa ocorra com tranquilidade. 

“A ingestão de bebida alcoólica pode ocorrer, mas que isso seja feito com responsabilidade, sempre respeitando ao outro, principalmente no tocante às mulheres e decisão dela. É como aquela ‘Não é não!’. Então a gente pede que a população nos ajude, porque com certeza nós faremos aí um curso ainda mais tranquilo, ainda mais seguro do que já foi em 2023”, conclui o chefe do DGO.

Ponto de segurança

O Corso 2024 contará com apoio de mil agentes de segurança, entre policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros. Eles ficarão posicionados em diversos pontos da Avenida Raul Lopes, como no Centro Integrado, localizado próximo à Ponte Estaiada, além do Posto de Comando da Polícia Militar 24h, instalado a partir desta sexta-feira (02), e de três bases comunitárias: uma localizada no balão entre as avenidas Jóquei Clube e Raul Lopes; uma na cabeceira da Ponte Estaiada, e uma terceira no balão da Ponte da Primavera.

“Todos os policiais estão orientados a prestar qualquer informação e registro de ocorrência. Serão mais de mil agentes de segurança, sendo 700 policiais militares. Isso não causou nenhum prejuízo nas escalas que temos por toda Teresina, esse está sendo um policiamento extra e que não deixa nenhum bairro descoberto, então a população pode ficar tranquila quanto a isso. Acreditamos que mil policiais é suficiente para garantir a segurança”, reforça o coronel Jacks Galvão.

Veja dicas de segurança

  • levar apenas objetos necessários;
  • evitar usar objetos de valor, como colares, pulseiras e anéis;
  • tenha atenção com pochetes e bolsas;
  • manter o celular no bolso da frente;
  • proibida entrada com garrafas de vidro e caixas de som;
  • não deixar objetos de valor dentro do veículo;
  • se possível, utilize carros de aplicativo;
  • cuidado com as crianças: coloque uma pulseira com o nome e telefone do responsável.