Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereador propõe criação de Polo Tecnológico para revitalizar o Centro de Teresina

Projeto busca inspiração no Porto Digital de Recife para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da capital piauiense.

13/03/2025 às 16h44

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Geração de Emprego e Renda da Câmara Municipal de Teresina, vereador João Pereira (PT), apresentou, na quarta-feira (12), uma proposta para a criação de um Polo Tecnológico como forma de revitalizar o centro da cidade.

Vereador João Pereira (PT) - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Vereador João Pereira (PT)

Segundo o parlamentar, a proposta é inspirada no Porto Digital de Recife (PE), criado em 2000 com um modelo semelhante, visando o desenvolvimento econômico e tecnológico.

“O Governador de Pernambuco tinha um duplo objetivo: absorver profissionais qualificados e revitalizar o centro da cidade, que na época estava parcialmente abandonado. Esse modelo mostrou resultados positivos e pode ser uma referência para Teresina”, disse o vereador.

Polo Digital de Recife. - (Divulgação ) Divulgação
Polo Digital de Recife.

De acordo com João Pereira, o polo poderia reunir tanto a indústria quanto as universidades instaladas em Teresina. Para viabilizar a proposta, a Comissão visitará o Polo Digital de Recife, que servirá como modelo, adaptado à realidade teresinense.

“Não temos dúvidas de que a parceria entre indústria, educação, tecnologia e instituições pode criar um espaço inovador e moderno, trazendo soluções que beneficiarão toda a sociedade”, finalizou o vereador João Pereira.

O Porto Digital de Recife

Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos foram restaurados na capital pernambucana. O Porto Digital é um parque urbano e aberto, instalado no centro histórico do Bairro do Recife, e já conta com áreas de expansão para outros bairros da cidade.

A região onde o Porto Digital foi implantado era degradada, mas passou por um processo acelerado de requalificação urbana, imobiliária e de recuperação do patrimônio histórico.

Atualmente, o Porto Digital abriga mais de 400 empresas, organizações de fomento e órgãos governamentais. Em 2023, gerou um faturamento de R$ 5,4 bilhões e empregou cerca de 18 mil profissionais e empreendedores.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.