Câmeras de segurança de um elevador flagraram o momento em que George Moreira Tajra Melo, preso em flagrante por tentar matar o policial civil Antônio Pereira Lopes de Araújo Filho na noite do sábado (14), tenta fugir após ter esfaqueado o policial. Nas imagens, é possível ver o advogado entrando no elevador com duas malas. Em seguida, ele sai do elevador e aparenta ir buscar algo no apartamento. Em seguida, ele retorna e aperta um botão para descer. (Confira o vídeo abaixo)
Toda a cena é registrada entre 20h55 e 20h56. Após apertar o botão para descer, George aparenta estar inquieto e caminha de um lado para o outro dentro do elevador. O delegado Francisco Costa, o Barêtta, deu mais detalhes sobre a ocorrência e disse que George conseguiu sair do condomínio, mas foi encontrado horas depois na região do bairro Recanto das Palmeiras. “Ele empreendeu fuga, e por volta das quatro da manhã ele foi localizado, estava em um hotel no Recanto das Palmeiras. Depois ele saiu e foi interceptado por uma equipe do delegado Zanatta e do delegado Yan na avenida dos Ipês. Ele tentou resistir, estava com uma mulher (que estava com ele) também tentou resistir. Ela também foi autuada em flagrante, por favorecimento pessoal, dando fuga, e por desobediência”, detalhou.
Ainda segundo Barêtta, George poderá responder por tentativa de homicídio qualificado, uma vez que ele desferiu golpes em áreas vitais do corpo do policial, além de efetuar os golpes pelas costas. O crime se torna ainda mais grave porque foi contra um agente público. “Por pouco o policial não perde a vida, porque um dos golpes seccionou a jugular externa e a interna foi atingida, foi profundo. Pela sede das lesões, a gente não tem dúvidas da consciência e da vontade de tirar a vida da vítima. E com o agravante: além da traição, ele agiu contra um agente do sistema de segurança pública do Estado do Piauí, o que é uma qualificadora”, complementou.
Barêtta afirmou ainda que em 10 dias, deve ser concluído o inquérito policial. Porém, este prazo pode ser antecipado caso as investigações andem de forma mais acelerada.
Confira o vídeo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Advogado teve prisão preventiva decretada
A justiça decretou a prisão preventiva de George Moreira Tajra Melo. A prisão preventiva dele foi decretada pelo juiz Francisco João Damasceno, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina. Para o magistrado, há provas da materialidade e dos indícios de autoria da tentativa de homicídio demonstrados pelos documentos que acompanharam o auto de prisão em flagrante. “O modus operandi do crime extrapola a mera descrição dos elementos próprios do tipo de homicídio, ainda que na modalidade tentada, externalizando a gravidade concreta da conduta”, disse o juiz.
Ele destacou que George golpeou com uma faca o pescoço de Jorge Filho, pelas costas, impossibilitando sua defesa. “Impende mencionar a audácia e o desprezo do autuado pelas instituições garantidoras da ordem pública, pois praticou, supostamente, homicídio na modalidade tentada contra agente policial. Tais informações colacionadas aos autos evidenciam a periculosidade do autuado e a gravidade concreta do delito em tese praticado”, pontuou Francisco Damasceno.
No entendimento do magistrado, a liberdade de George Tajra compromete a garantia da ordem pública, considerando sua periculosidade. A tentativa de homicídio, segundo os autos, ocorreu por motivo fútil e contra um agente da segurança no exercício da função, destacou o juiz. Apesar do advogado não possuir antecedentes criminais e ter residência fixa, isso por si só não autoriza a concessão da liberdade provisória, confirme julgado pelo STF. O juiz Francisco Damasceno entendeu que a aplicação de medidas cautelares diversas à prisão são insuficientes, no momento, para assegurar a ordem pública e disse ser “incabível a substituição da prisão preventiva”.
Policial foi transferido para hospital particular
Ao Portal O Dia, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou que o policial civil Antônio Pereira Lopes Filho foi transferido para um hospital particular da capital. Antônio levou pelo menos três facadas; duas no pescoço e uma na região do ombro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.