Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma professora aparece empurrando uma aluna em uma escola em Teresina. O episódio aconteceu na última segunda-feira (23) na Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense, localizada no bairro Mafrense, zona Norte da capital. As imagens mostram a professora segurando a menina pelo pescoço e a afastando da porta da sala de aula.
O momento foi registrado por volta das 15h11. O vídeo mostra três alunas se aproximando de uma sala. Uma delas abre a porta e faz menção de entrar, mas acaba sendo empurrada. Ela tenta entrar novamente, mas é segurada pelo pescoço e empurrada mais uma vez para fora pela professora. A criança em questão tem 8 anos e é aluna do 2ª Ano do Ensino Fundamental.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Em nota publicada nas redes sociais, a diretoria da Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense informou que afastou a profissional de suas funções e que repudia qualquer tipo de violência. A escola disse ainda que está tomando todas as providências legais para apurar o caso.
Confira a nota na íntegra:
“Sobre as imagens que circulam nas redes sociais da agressão a uma criança de nossa escola esclarecemos que repudiamos qualquer tipo de violência e buscamos sempre o diálogo como meio para resolver conflitos e reafirmarmos nosso compromisso com uma educação pública de qualidade e firmada na solidariedade e no respeito. Em nota, comunicamos que a profissional que aparece nos vídeos já está devidamente afastada de suas funções em nossa escola e as medidas legais já estão sendo adotadas, respeitando a ampla defesa e o contraditório. Por fim, pedimos cautela e respeito pelos demais profissionais e alunos de nossa instituição.
Atenciosamente, A Direção”.
Há uma semana, profissional foi afastada de escola em Picos por fazer revista constrangedora em alunos
O caso da aluna agredida pela professora em Teresina é o segundo registro de violência por parte de profissionais Educação para com estudantes em escolas públicas que se registra no Piauí. Há exatamente uma semana, no dia 18 de setembro, uma zeladora lotada na Escola Municipal Gabriel Justino de Oliveira, em Picos, também foi afastada de suas funções após supostamente ter submetido os alunos da unidade a uma revista constrangedora.
Conforme denunciou a mãe de uma das alunas, a profissional teria feito os estudantes tirarem a roupa no banheiro da escola para revista-los à procura de R$ 65 que supostamente teria sumido dentro da unidade. Em portaria assinada pelo procurador Antônio José de Carvalho Júnior, a zeladora foi afastada de suas funções para instauração de um processo administrativo no qual será apurada a conduta da profissional.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.