Um aluno do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi detido após uma professora denunciar suposto caso de importunação sexual que teria ocorrido no campus central da instituição, em Teresina. As autoridades policiais e a administração do IFPI estão investigando o ocorrido, mas os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
O caso veio à tona após o referido estudante publicar um vídeo nas redes sociais. Nas imagens, a docente alega que o aluno teria tocado nas suas costas sem sua autorização. O aluno nega as acusações, afirmando que não há provas. Outras duas pessoas se envolveram na discussão.
"O senhor passou a mão nas minhas costas e não pode. O senhor passou, eu não estou mentindo. Sou uma servidora pública federal, você está me desacatando me chamando de mentirosa. Não admito que um homem passe a mão nas costas de nenhuma menina e nenhuma mulher, isso é muito grave", disse a professora no vídeo.
LEIA TAMBÉM
Após ser detido e encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, o estudante se filmou algemado à parede de uma delegacia, questionando a denúncia e pedindo a divulgação dos vídeos. "Fazer concurso para estudar no IFPI para a professora ter uma postura dessa. É postura de professora isso aqui?", questionou o aluno.
Por meio de nota, o IFPI informou que já instalou uma sindicância para apurar a denúncia. O caso está sendo investigado pela polícia, que está em processo de escuta das testemunhas e da vítima.
A entidade reforça que “repudia atos de assédio e importunação e ressalta que estas práticas não condizem com as diretrizes da instituição”.
Veja nota na íntegra:
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) tomou conhecimento de uma denúncia de importunação no Campus Teresina Central. Após a formalização da denúncia junto ao Campus e seguindo a recomendação da Organização Didática do IFPI, está sendo instaurada uma sindicância para apuração da denúncia.
Reforçamos que o IFPI repudia atos de assédio e importunação e ressalta que estas práticas não condizem com as diretrizes da instituição, que preza pela ética, respeito e segurança de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.
Reafirmamos o nosso compromisso em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das instituições de ensino.
Todo e qualquer estudante ou servidor que passar por este tipo de situação dentro do IFPI deve formalizar denúncia através da Ouvidoria, pelo telefone (86) 3131-1474 ou pelo e-mail [email protected] ou procurar a equipe multidisciplinar dos campi, formada por profissionais aptos a ouvirem e realizarem acompanhamentos necessários como forma de garantir amparo às vítimas deste tipo de situação.